A variação do preço de seguro para carro, em Campinas (SP), chega a 73,7%. A estimativa é do Sindicato dos Corretores de Seguros (Sincor-SP), que considerou os dez modelos novos mais vendidos no país, e o índice de roubo de automóveis nas regiões do Centro, São Bernardo, Taquaral, Ouro Verde e distrito de Sousas, durante o primeiro semestre deste ano, aponta o G1.
A maior diferença de valores foi atribuída ao Fox, da montadora Volkswagen. Com franquia média de R$ 2,4 mil - a mais alta entre os carros que integram o ranking de modelos mais emplacados até julho, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) -, o veículo possui seguro que varia até R$ 915 para os clientes do município.
"Na região do Centro, o seguro está em média R$ 1,2 mil. Já no São Bernardo, fica em R$ 2,1 mil", explicou o diretor da sede regional do sindicato, Carlos Aparecido Cunha. O levantamento considera um motorista do sexo masculino, de 25 anos, que se locomove de casa para o trabalho ou faculdade e possui garagem em todas as paradas.
A menor variação, de 2,7%, foi indicada para o HB20, da montadora Hyundai. O preço médio do seguro está em R$ 1,7 mil, segundo o levantamento do Sincor-SP.
Influência sobre os preços
O diretor da entidade afirmou que o preço do seguro é calculado a partir de quatro variáveis: inflação, índice de acidentes, valor da mão-de-obra cobrada pelas montadoras, além do número de ocorrências registradas por furtos ou roubos de carros nos bairros.
"O índice de criminalidade equivale a 60% neste orçamento. A gente observa que ela está ligada às áreas mais populosas, sobretudo quando estão próximas às rodovias, como a Dom Pedro I, Santos Dumont ou até mesmo a Amoreiras", explicou Carlos Cunha. De acordo com o sindicato, 30% dos motoristas de Campinas pagam pelo seguro do carro.
Em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o diretor da entidade, o valor dos seguros aumentou entre 8% e 12%. Ele orienta os condutores a pesquisarem em diversas companhias para obter os melhores acordos. "Em Campinas, há mais de 20 empresas. É preciso ver qual delas é adequada ao perfil do cliente e oferece o melhor serviço", ressaltou.
Concentração de roubos
Em Campinas, houve 2,4 mil roubos de veículos durante o primeiro semestre - alta de 11,6% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP). Os distritos policiais que mais tiveram ocorrências para este crime foram os que atendem aos moradores das regiões do São Bernardo, Taquaral, Jardim Novo Campos Elíseos e Ouro Verde.
O menor índice é do DP que funciona no distrito de Sousas, que somou nove casos no período. Além disso, houve redução do número de ocorrências no Centro, Jardim Chapadão e Cambuí.
Em nota, a assessoria da SSP-SP informou que 2,3 mil carros foram recuperados em Campinas, no primeiro semestre. Além disso, alegou que o índice de roubos diminuiu na região do Taquaral - de 373 para 341 ocorrências, sendo 326 carros recuperados.
Fonte: portal G1, 11 de agosto de 2013

Faltam vagas e paciência (05/08/2013)

Se dirigir em Brasília é um estresse por causa da quantidade de veículos, imagine estacioná-los. A relação entre o número constante de vagas de estacionamento e o aumento contínuo da frota se transfor (...)

Dos bondes aos elétricos (08/08/2013)