Parking News

São Paulo nunca para, mas anda cada vez mais devagar. Precisamos correr contra o tempo para criar soluções que melhorem a mobilidade urbana e reduzam a emissão de poluentes no ar. E pensar que, no passado, fomos muito mais sustentáveis, em um tempo em que "sustentabilidade" nem fazia parte dos ideais do cidadão dessa metrópole. No início do século 20, a capital paulista contava com 227 km de trilhos para veículos movidos a tração elétrica, os charmosos bondes. Hoje, os bondes deram lugar aos trólebus, que atendem 11 linhas e transportam 2,4 milhões de passageiros por mês na capital paulista. No total, a cidade conta atualmente com 192 trólebus e outros 60 novos veículos deverão ser integrados à frota municipal ainda este ano; a maioria com tecnologia que garante 7 km de percurso sem rede aérea, eliminando as ocorrências de problemas no trânsito. As informações são do DCI.
No mundo, os trólebus também ganham novo fôlego e já são 40 mil veículos percorrendo as vias de 350 cidades. As futuras soluções para o transporte público devem necessariamente passar por adoção de veículos cada vez menos poluentes. Uma legislação da capital paulista já decretou o fim dos ônibus movidos a diesel até 2018. A Lei quer combater uma das principais fontes de poluição na cidade: os transportes respondem por mais de 60% das emissões totais no município. Os veículos elétricos despontam como solução ideal para o transporte além de apresentar custo operacional até 75% menor, comparados com os ônibus a diesel convencionais.
Os dados fazem parte do resultado do teste com veículos de diferentes tecnologias em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Santiago (Chile) e Bogotá (Colômbia). A pesquisa ocorreu entre junho de 2011 e outubro de 2012 e foi desenvolvida pela Fundação Clinton, a rede C40 (Grupo Cidades Líderes pelo Clima) e o Banco Interamericano (BID).
As preocupações com as mudanças climáticas fazem cada vez mais a indústria buscar soluções, principalmente na área de transporte. Um dos ideais do setor é a produção de veículos de transporte público 100% elétricos. Acreditamos que, em breve, estaremos aptos a oferecer esse tipo de tecnologia para os passageiros brasileiros. Nosso próximo desafio é colocar em testes, ainda neste ano, o primeiro veículo articulado (18 metros) totalmente elétrico no Corredor ABD. O empreendimento é resultado da parceria entre Eletra e Mitsubishi. As pessoas merecem respirar com tranquilidade.
Fonte: jornal DCI (SP), 8 de agosto de 2013

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Faltam vagas e paciência (05/08/2013)

Se dirigir em Brasília é um estresse por causa da quantidade de veículos, imagine estacioná-los. A relação entre o número constante de vagas de estacionamento e o aumento contínuo da frota se transfor (...)

Uma aposta duvidosa (09/08/2013)

Que a prioridade na capital paulista - a exemplo do que se passa nas grandes cidades dos países desenvolvidos - deve ser o transporte coletivo, não se discute. Mas há maneiras e maneiras de fazer isso (...)

Dos pedágios aos postos (12/08/2013)

Território de um player só até o começo deste ano, o mercado de pagamento de pedágios em rodovias e estacionamentos por meio de tag eletrônica ganhou nova dinâmica nos últimos seis meses. A entrada de (...)


Seja um associado Sindepark