O trecho da BR-163 que corta Mato Grosso do Sul deve ter nove praças de pedágios após a privatização. Dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), apresentados durante audiência pública em Campo Grande, dia 9, mostram que as tarifas podem totalizar R$ 67,10 na rodovia, que corta o estado de norte a sul e tem 847,2 km de extensão, informa o G1.
Em Mundo Novo, sul do estado, os condutores devem pagar a taxa mais barata do trecho: R$ 5,70. O pedágio mais caro foi estipulado para as praças de Campo Grande e Rio Verde de Mato Grosso, na região norte: R$ 8,80.
Os outros pontos que terão cobrança são: Itaquiraí/ Naviraí (R$ 7,80), Caarapó (R$ 7,90), Rio Brilhante (R$ 8), Bandeirantes/Rochedo/Jaraguari (R$ 6,80), São Gabriel do Oeste/Camapuã (R$ 6,70) e Pedro Gomes/Sonora (R$ 6,60).
A licitação para a concessão de 30 anos deve sair em 2014. Segundo a ANTT, a cobrança do pedágio somente poderá ter início após a conclusão dos trabalhos iniciais na rodovia e a execução de 10% das obras de duplicação. A BR-163 deverá ser totalmente duplicada até o fim do quinto ano do prazo da concessão.
A BR-163, que começa na divisa com Mato Grosso e termina na divisa com o Paraná, abrange 20 municípios de Mato Grosso do Sul: Bandeirantes, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Coxim, Douradina, Dourados, Eldorado, Itaquiraí, Jaraguari, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Pedro Gomes, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Sonora.
Melhorias
Conforme a agência, o Programa de Exploração da Rodovia (PER) define algumas melhorias físicas e operacionais para o trecho: implantar 73 interseções, dois retornos operacionais, 19 passarelas, quatro melhorias em acesso, 41,3 km de vias marginais em travessias urbanas e contornos de 4,4 km em Mundo Novo, de 2,5 km em Eldorado, 10 km em Caarapó e 2,5 km em Vila Vargas.
Fonte: portal G1, 9 de agosto de 2013

Faltam vagas e paciência (05/08/2013)

Se dirigir em Brasília é um estresse por causa da quantidade de veículos, imagine estacioná-los. A relação entre o número constante de vagas de estacionamento e o aumento contínuo da frota se transfor (...)

Dos bondes aos elétricos (08/08/2013)