Comerciantes da rua Paraibuna, região central de São José dos Campos, reclamam que tiveram uma queda de cerca de 50% nas vendas após a implantação do corredor de ônibus na via, há cerca de dez dias. Local de comércio tradicional da cidade na venda de materiais de construção, ferragens, autopeças e outros produtos, as lojas estariam amargando prejuízos porque os clientes não podem mais estacionar na rua, destaca O Vale.
No local, a Secretaria de Transportes implantou uma faixa preferencial de ônibus, onde podem circular vans do transporte alternativo e os demais veículos.
Com a mudança, a rua Paraibuna deixou de ter 24 vagas de estacionamento.
Insatisfação
?Isso aqui está parecendo um deserto. Essas mudanças foram péssimas para nós?, afirmou a comerciante Adriane Alves. Ela disse que nem as vagas para carga e descarga estariam funcionando adequadamente.
A comerciante Ida Maria Assef Bento também critica a prefeitura pela implantação do novo sistema. ?Essa rua é antiga, as pessoas estavam acostumadas a vir aqui para fazer as compras. Agora, como não têm onde parar, estamos perdendo clientes. No final do mês, não sei como vou pagar os funcionários e os impostos cobrados pela prefeitura?.
Alternativa
Na opinião da comerciante, a prefeitura deveria implantar a faixa apenas no horário de maior pico, permitindo que os carros pudessem estacionar durante o dia em frente às lojas.
O secretário de Transportes, Wagner Balieiro, descartou rever a implantação do corredor na Paraibuna e disse que a prefeitura adotou medidas para minimizar o impacto da perda de vagas de estacionamento.
Secretário promete zona azul
O secretário de Transportes, Wagner Balieiro, disse que a prefeitura vai implantar a zona azul para tentar resolver o problema da falta de estacionamento na região.
A zona azul deve ser implantada no perímetro que vai da Rua Paraibuna, Rua Prudente Meirelles de Moraes e Avenida 9 de Julho. ?Serão mil vagas de estacionamento, que ajudarão a dar rotatividade nas vagas?, disse o secretário.
Fonte: O Vale - São José dos Campos (SP), 6 de agosto de 2013

Faltam vagas e paciência (05/08/2013)

Se dirigir em Brasília é um estresse por causa da quantidade de veículos, imagine estacioná-los. A relação entre o número constante de vagas de estacionamento e o aumento contínuo da frota se transfor (...)

Dos bondes aos elétricos (08/08/2013)