O tráfego nas rodovias com pedágio, medido pelo Índice ABCR, cresceu 1,1% em julho frente a junho - considerando dados dessazonalizados. Nesse intervalo, o resultado positivo foi influenciado pela movimentação de veículos leves - de 1,7% (também com ajuste sazonal) -, dado ligado a indicadores de emprego e renda, explica o Valor Online.
O índice é elaborado pela Tendências Consultoria em parceria com a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR). "Apesar de não condizer com os números mais recentes do mercado de trabalho e cessão de crédito, a alta dos leves pode ser um sinal de uma discreta melhora nesses ambientes no curto prazo", afirma Rafael Bacciotti, economista da Tendências, em texto divulgado pela ABCR.
"A movimentação dos leves é um indicador relevante para o varejo e pode indicar um cenário pouco melhor para o comércio e atividades relacionadas ao consumo, que até o momento têm sustentado uma tendência de acomodação", afirma.
Já o fluxo de pesados, indicador ligado à atividade industrial, recuou 0,5% em julho na comparação com junho, em dados com ajuste sazonal. "Está em linha com o que outros indicadores antecedentes já mostraram, apontando uma possível queda da produção industrial em julho", afirma Bacciotti, que lembra a queda na produção de veículos. "O setor automotivo é um dos principais que têm sustentado a trajetória da produção industrial e essa retração, que também foi reflexo de um ajuste negativo de estoques, deve sinalizar uma piora dessa atividade", analisa o economista.
Em relação ao mesmo período de 2012, o índice total continua apresentando elevação. Em julho de 2013 contra um ano antes, o índice total apresentou alta de 4,7%. O fluxo de veículos leves aumentou 4,4%, enquanto o de pesados cresceu 5,7%.
Fonte: jornal Valor Online, 9 de agosto de 2013

Faltam vagas e paciência (05/08/2013)

Se dirigir em Brasília é um estresse por causa da quantidade de veículos, imagine estacioná-los. A relação entre o número constante de vagas de estacionamento e o aumento contínuo da frota se transfor (...)

Dos bondes aos elétricos (08/08/2013)