Parking News

O governo adiou pela terceira vez uma licitação para a concessão do trem-bala ligando São Paulo ao Rio de Janeiro. A concorrência que definiria o fornecedor dos equipamentos e operador da concessão estava marcada para dia 16. Essa etapa do projeto agora não tem mais prazo para ser realizada, conforme a Folha.
Segundo o ministro dos Transportes, Cesar Borges, o adiamento será por pelo menos um ano. "Não vamos parar o projeto", disse o ministro. Segundo ele, outras etapas do projeto, como a contratação dos projetos executivos, continuarão a ser realizados.
O governo temia que a licitação pudesse não ter interessados ou ter apenas um grupo, formado por empresas francesas. Empresas da Espanha e da Alemanha pediram o adiamento do leilão para ter tempo de entrar no negócio.
Na primeira tentativa de leiloar o trem-bala, em 2010, o governo fez dois adiamentos do prazo de entrega de propostas para dar mais tempo às companhias para formar grupos e entrar na concorrência. Pouco adiantou: o leilão realizado em julho de 2011 acabou sem interessados.
Após esse fracasso, o governo refez o projeto dividindo-o em duas licitações: uma para fornecimento de equipamentos e operação e outra para construção da linha e estações. Essa era uma sugestão das empresas de fornecimento de equipamentos, entre elas espanholas, japonesas, francesas e alemãs, que informavam ao governo que entrariam no negócio caso ele fosse separado da parte de construção.
O leilão marcado para dia 16 seria para escolher o fornecedor e operador e estava marcado desde dezembro do ano passado. Mesmo assim, as empresas da Espanha enviaram duas cartas ao governo pedindo adiamento do leilão para terem mais tempo para apresentar suas propostas.
Fonte: Folha de S. Paulo, 12 de agosto de 2013

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Faltam vagas e paciência (05/08/2013)

Se dirigir em Brasília é um estresse por causa da quantidade de veículos, imagine estacioná-los. A relação entre o número constante de vagas de estacionamento e o aumento contínuo da frota se transfor (...)

Dos bondes aos elétricos (08/08/2013)

São Paulo nunca para, mas anda cada vez mais devagar. Precisamos correr contra o tempo para criar soluções que melhorem a mobilidade urbana e reduzam a emissão de poluentes no ar. E pensar que, no pas (...)

Uma aposta duvidosa (09/08/2013)

Que a prioridade na capital paulista - a exemplo do que se passa nas grandes cidades dos países desenvolvidos - deve ser o transporte coletivo, não se discute. Mas há maneiras e maneiras de fazer isso (...)

Dos pedágios aos postos (12/08/2013)

Território de um player só até o começo deste ano, o mercado de pagamento de pedágios em rodovias e estacionamentos por meio de tag eletrônica ganhou nova dinâmica nos últimos seis meses. A entrada de (...)


Seja um associado Sindepark