Parking News

Se dirigir em Brasília é um estresse por causa da quantidade de veículos, imagine estacioná-los. A relação entre o número constante de vagas de estacionamento e o aumento contínuo da frota se transforma, a cada ano, em uma equação de difícil solução. O problema é grave no centro da capital, nos setores Comercial Sul, Hoteleiro Sul e Norte e Hospitalar. Por esses lugares, é comum ouvir histórias de pessoas que circulam pelas quadras por meia hora até encontrarem um lugar para deixar o carro. Em outros casos, os motoristas desistem da busca e improvisam estacionamentos em áreas proibidas ou ocupam aquelas destinadas aos espaços especiais. A reportagem é do Correio Braziliense.
Em um cenário no qual 73% da frota do Distrito Federal é composta por automóveis, a pergunta que se coloca é: até quando as vias comportarão tamanha demanda? De acordo com o Departamento de Trânsito (Detran), há pelo menos 1.441.912 veículos em circulação. Do total, 1.052.676 são carros. Em segundo lugar, aparecem as motocicletas, que correspondem a 162.391 unidades. Além disso, se avaliados os últimos 12 anos, constata-se um crescimento de 60% da frota.
Para evitar o colapso do trânsito em curto prazo, é imprescindível o investimento em transporte público de qualidade, segundo o professor doutor em estudos do transporte da Universidade de Brasília (UnB), Paulo César Marques. ?É preciso dar à população alternativas que reduzam a dependência do transporte particular?, defende.
A medida se mostra ainda mais urgente nas áreas centrais das cidades, segundo Marques. ?O grande problema da falta de vagas, no Setor Comercial Sul, por exemplo, não é causado por quem vai lá para comprar. É por quem trabalha na região e deixa o carro no estacionamento o dia todo?, explica. Na avaliação do especialista, isso dificulta a rotatividade dos espaços. ?Assim, o local fica cheio sempre?, critica o educador da UnB.
O servidor público Valterci Vicente da Silva conseguiu um local para estacionar o carro depois de circular por quase 30 minutos na região. Ele afirma que o ônibus só seria uma opção realmente viável se ele não precisasse ir a outros lugares ao deixar o Setor Comercial Sul. ?Eu vou aqui perto, depois, tenho que ir lá embaixo e ainda deixar um documento em um terceiro local. Não dá para fazer isso tudo a pé, nesse sol?, justificou.
Valterci conta que somente o tempo gasto para procurar uma vaga já se mostra desgastante. ?A gente enfrenta o trânsito e ainda tem de procurar um lugar para deixar o automóvel. Se houvesse mais linhas de ônibus ou se o metrô interligasse melhor a cidade, com certeza, não precisaria passar por isso?, reclama.
Fiscalização
Tempo exíguo e ausência de espaços adequados para estacionar são ingredientes tentadores para alguns condutores cometerem infrações, como ?inventar? ou ocupar vagas destinadas a idosos, grávidas, portadores de necessidades especiais e bombeiros.
Até março, o Detran registrou 26.505 autuações por esse motivo. ?Mas nada justifica isso (estacionar em local proibido)?, pontua o professor da UnB Paulo César Marques. ?Não é porque faltam vagas comuns que se pode ocupar aquelas que têm destinação própria?, reforçou. Para efeito de comparação, no ano passado, foram aplicadas 91.791 multas. E, em 2011, 101.312.
A quantidade de flagrantes revela, portanto, uma redução na quantidade de infrações aplicadas na capital federal, fato que também se explica pelo aumento no rigor da fiscalização, segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran, Nelson Leite. ?A gente multa e reboca. Também aumentamos a quantidade de agentes na rua, o que faz com que o órgão esteja mais presente na capital. Isso inibe as ações de desrespeito às normas de trânsito?, avalia.
Fonte: Correio Braziliense (DF), 5 de agosto de 2013

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Dos bondes aos elétricos (08/08/2013)

São Paulo nunca para, mas anda cada vez mais devagar. Precisamos correr contra o tempo para criar soluções que melhorem a mobilidade urbana e reduzam a emissão de poluentes no ar. E pensar que, no pas (...)

Uma aposta duvidosa (09/08/2013)

Que a prioridade na capital paulista - a exemplo do que se passa nas grandes cidades dos países desenvolvidos - deve ser o transporte coletivo, não se discute. Mas há maneiras e maneiras de fazer isso (...)

Dos pedágios aos postos (12/08/2013)

Território de um player só até o começo deste ano, o mercado de pagamento de pedágios em rodovias e estacionamentos por meio de tag eletrônica ganhou nova dinâmica nos últimos seis meses. A entrada de (...)


Seja um associado Sindepark