Parking News

O Sindepark realizou hoje (18/05) palestra com o Dr. Mario Cerveira, advogado especialista em Direito Empresarial e Imobiliário. Durante três horas, ele explicou as recentes alterações na Lei do Inquilinato, em vigor desde 25 de janeiro de 2010, e como a atividade de estacionamento deve agir para evitar transtornos nas negociações com os locadores. A palestra aconteceu no salão Van Gogh do HB Ninety Convention, localizado no bairro dos Jardins.
Cerveira esclareceu as mudanças que podem afetar os contratos de locação e sugeriu aos associados do Sindepark cuidado ao ler e assina-los, atenção redobrada às exigências legais referentes ao imóvel (por exemplo, Habite-se, alvará de funcionamento, IPTU em dia etc.) e ao prazo para entrar com ações revisionais, que deve ser de seis meses a um ano antes do final do contrato.
Segundo Cerveira, uma boa solução para o setor de estacionamentos é associar à atividade outra de caráter mercantil - lava-rápido, cafeteria, loja de conveniência, entre outras -, como forma de diminuir riscos de perda de contrato. Isto porque o juiz agora pode determinar ações de despejo em 30 dias, caso considere que alguma obrigação não foi cumprida. A não contratação de seguro referente ao imóvel pode ser uma das razões.
O advogado enumerou ainda outras mudanças na Lei do Inquilinato: multa proporcional, novas regras para fiadores, pagamento em juízo somente uma vez a cada 24 meses, e o direito a ações renovatórias.
Cerveira afirma que um contrato de locação bem feito e a diversificação da atividade comercial vão permitir que a operação do negócio seja saudável e traga felicidade para todos.

Categoria: Fique por Dentro


Outras matérias da edição

Vagas terão multas (09/05/2010)

Os motoristas que não adquirirem o tíquete de estacionamento nas ruas que receberam as novas vagas de Zona Azul poderão ser multados. A regra é válida desde o dia 10 de maio. Os parquímetros foram ins (...)

Rotativo fica salgado em Campinas (13/05/2010)

O cartão da Zona Azul usado para o estacionamento em vias públicas de Campinas, que hoje sai por R$ 2,10, passará a custar R$ 2,50 para qualquer tempo de permanência - uma, duas ou 5 horas. O aumento (...)

Caminhões ganham Selo Verde no Estado (14/05/2010)

Os mais de 100 mil caminhões de carga que circulam pelo Estado do Rio de Janeiro vão poder receber uma certificação que qualifica os veículos pela quantidade de gases emitidos. O Selo Verde para camin (...)

Vagas em marcha a ré (17/05/2010)

A ineficiência do serviço prestado pela Embrapark na operação das vagas de estacionamento do Rio Rotativo, do Leme a São Conrado (Área Azul), levou a prefeitura do Rio de Janeiro a determinar o rompim (...)

Flanelinhas tomam vaga da Embrapark (18/05/2010)

A Secretaria municipal de Transportes do Rio informou ao site G1 que não há motivos para os motoristas ficarem preocupados com a decisão do prefeito Eduardo Paes de romper o contrato com a Embrapark, (...)


Seja um associado Sindepark