O Brasil, pela primeira vez, produziu mais carros de passeio do que os Estados Unidos, que foram castigados pela crise financeira internacional. No ano passado, enquanto os EUA produziram 2,249 milhões de automóveis, o Brasil tirou de suas fábricas 2,576 milhões de unidades, ficando em quinto lugar no ranking mundial, um à frente dos EUA, destaca a Agência Estado.
Em 2008, os EUA produziram 3,924 milhões de carros de passeio e o Brasil, 2,545 milhões. Há dez anos, a proporção era de 5,637 milhões de unidades para os americanos e de apenas 1,1 milhão para os brasileiros.
Somando os veículos comerciais (picapes, utilitários esportivos, caminhões e ônibus), porém, a conta é bem diferente. A indústria brasileira teve produção de 3,1 milhões de unidades e os EUA, de 5,711 milhões. No ranking total, o País perde apenas uma posição, caindo para o sexto lugar.
Os dados foram divulgados dia 13 de maio pela Organização Internacional dos Construtores de Automóveis (Oica), entidade à qual a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) é filiada.
Os números mostram que o maior produtor de automóveis no ano passado foi a China (10,383 milhões de unidades), seguida por Japão (6,862 milhões), Alemanha (4,964 milhões) e Coreia do Sul (3,158 milhões). Na soma dos dois segmentos, a China segue como líder, com 13,790 milhões, seguida de longe por Japão (7,934 milhões), EUA, Alemanha (5,209 milhões), Coreia do Sul (3,512 milhões) e Brasil.
Fonte: Agência Estado, 14 de maio de 2010

Vagas terão multas (09/05/2010)

Os motoristas que não adquirirem o tíquete de estacionamento nas ruas que receberam as novas vagas de Zona Azul poderão ser multados. A regra é válida desde o dia 10 de maio. Os parquímetros foram ins (...)

Rotativo fica salgado em Campinas (13/05/2010)