O avanço do comércio para as regiões mais abastadas de Bauru - como o Altos da Cidade e o Jardim Estoril, por exemplo - permitiu a muitos estabelecimentos atrair uma clientela de maior poder aquisitivo. Mas, ao mesmo tempo em que incrementou significativamente o faturamento das empresas que apostaram na mudança, esse processo de migração trouxe um efeito colateral nada agradável para os moradores e frequentadores da zona sul: a cada dia que passa, fica mais complicado arranjar uma vaga gratuita de estacionamento nos bairros nobres da cidade.
Segundo o Jornal da Cidade, vários fatores ajudam a explicar o problema. O diretor de desenvolvimento da Associação Comercial e Industrial de Bauru (Acib), Benedito Luiz da Silva, acredita que esse aumento no tráfego de veículos está relacionado ao processo de migração das lojas do Centro para a região Sul.
"As empresas se transferiram em busca de um público com maior poder aquisitivo, que, em geral, costuma ir às compras de carro", diz Silva, para quem a questão da falta de vagas de estacionamento representa um problema localizado no trânsito na região.
Benedito Luiz da Silva estima que o comércio da zona sul dispõe, atualmente, de 3.000 vagas para estacionamento. O número pode parecer grande, mas, pelas condições atuais de demanda, a oferta de espaço já não é suficiente.
Frota de veículos forma 462 km
Nos últimos anos, poucas coisas avançaram tanto em Bauru quanto o tamanho de sua frota terrestre. Em 2002, havia no município pouco mais de 122 mil veículos, dos quais 84 mil eram carros. No começo da década, o número de automóveis, motocicletas, caminhões e ônibus crescia de maneira, por assim dizer, vegetativa - a frota aumentava quase que no mesmo ritmo da cidade.
Prova disso é que, de 2002 para 2003, a cidade ganhou "apenas" 2.200 automóveis. Já entre 2008 e 2009 (auge da "era dos incentivos"), 8.386 novos carros passaram a circular no município. Hoje, existem na cidade mais de 119 mil automóveis.
Se todos os automóveis de Bauru fossem dispostos numa linha reta, um colado na traseira do outro (levando-se em conta um modelo popular médio, com 3,88 m de comprimento), alcançariam 462 km de extensão.
Fonte: Jornal da Cidade (Bauru), 10 de maio de 2010

Vagas terão multas (09/05/2010)

Os motoristas que não adquirirem o tíquete de estacionamento nas ruas que receberam as novas vagas de Zona Azul poderão ser multados. A regra é válida desde o dia 10 de maio. Os parquímetros foram ins (...)

Rotativo fica salgado em Campinas (13/05/2010)