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Até cidades médias brasileiras já reclamam da quantidade de carros na rua, mas esse é o resultado de uma profunda transformação. É a mudança trazida por uma grande parcela da população que passou a ter renda e crédito para comprometer boa parte do orçamento doméstico na compra de um carro, analisa reportagem do Jornal da Globo.
Uma pesquisa concluída na segunda semana de maio mostra para quantas pessoas o carro zero se tornou acessível com as mudanças mais recentes.
De um ano e meio para cá, os juros para financiamento de veículos caíram de 2,4% ao mês para 1,8%, em média. Já o prazo máximo de pagamento subiu de 74 meses para 80. A redução no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que terminou em março, fez o preço de um modelo popular cair 6,5%. Com tudo isso, a prestação de um carro pode cair de R$ 744 para R$ 557.
Resultado: segundo a pesquisa, quase 8 milhões de famílias que não podiam comprar um carro zero passaram a ter condições pra isso em 2010.
Não foi só a prestação que passou a caber no bolso. O bolso também ficou mais cheio. O aumento no emprego e na renda ajudou a transformar o sonho num carro zero. Porém, a autora da pesquisa, Luiza Rodrigues, explica: as condições favoráveis estão mudando.
"Daqui pra frente, o preço do carro deve subir por causa do fim do desconto do IPI e por causa do custo do aço, que aumenta. Também o juro deve ficar mais alto. Esse conjunto de fatores - juro e preço mais altos - conta contra e menos famílias provavelmente vão ter capacidade de comprar um carro até o final do ano", diz.
Fonte: Jornal da Globo (TV Globo), 12 de maio de 2010

Categoria: Geral


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