Com um sensor conectado às rodas, a tecnologia desliga o carro automaticamente quando o motorista mantém o pé no freio e coloca a marcha em ponto morto, o que costuma acontecer quando o carro pára no sinal vermelho ou está em um local com muito trânsito.
Segundo a Agência AutoInforme, com o motor desligado, o carro interrompe o consumo de combustível, voltando a utilizá-lo somente quando é ligado outra vez, o que também é feito de forma automática, assim que o motorista pisa na embreagem. O resultado do liga e desliga é uma economia de até 8%. Desde o início do ano, a tecnologia, desenvolvida pela Bosch, já é adotada pelas empresas Peugeot e Citroën na Europa.
Outra inovação permitirá às pessoas que utilizam carro Flex dispensar o reservatório de gasolina para dar a partida: trata-se de um novo gerenciador de bicombustível, com um bico que injeta o álcool de forma mais precisa. Os testes mostraram que, na pior condição de uso, a economia chega 5%. Já se o motorista engatar as marchas no tempo certo e evitar oscilações na aceleração, a economia pode subir para 10%. Porém, a Magneti Marelli, que desenvolve o produto, ainda não informou quando a tecnologia deve chegar ao mercado.
Fonte: site InfoMoney, 20 de outubro de 2008