A cada ano, a Manobra da Alegria cresce mais, ganhando apoio de novos empresários e comprovando a responsabilidade social das empresas associadas ao Sindepark. No dia da campanha, empresários, colaboradores, usuários e contratantes dos estacionamentos se unem em benefício do tratamento do câncer que atinge crianças e adolescentes. Da primeira edição, em 2002, para a campanha de 2007, houve aumento expressivo no valor doado pelos estacionamentos e na contribuição de usuários feita por meio dos cofrinhos instalados nas unidades.
O GRAACC é uma das mais reconhecidas instituições brasileiras no atendimento e tratamento de câncer pediátrico. O hospital da entidade, Instituto de Oncologia Pediátrica (lOP), oferece tratamento compatível com os melhores do mundo. O GRAACC realiza cerca de 15.000 consultas por mês, obtendo um impressionante índice de 70% de cura dos pacientes atendidos. A campanha é também uma oportunidade para esclarecer dúvidas sobre o câncer, divulgar os sintomas da doença e orientar os pais sobre como devem agir, pois muitos sintomas são semelhantes a várias doenças infantis benignas. Por isso, no dia da campanha os estacionamentos distribuem folhetos com estas informações, e no verso dele há uma ficha para adesão de sócios permanentes ao GRAACC. Afinal, quanto antes o câncer é diagnosticado e o tratamento é iniciado, maiores são as chances de cura.
Os estacionamentos participantes são facilmente identificados pela população, pois utilizam sinalização da campanha e seus funcionários vestem a camiseta e o boné da Manobra da Alegria. Todos os materiais são preparados e oferecidos gratuitamente pelo Sindepark aos estacionamentos associados.
Fonte: Grupo JBA (Jornais de Bairros Associados) - SP, 10 a 17 de outubro de 2008