Parking News

Quem já teve danos no carro parado num estacionamento sabe a dor de cabeça que é recuperar o prejuízo. No jogo de empurra o consumidor é o maior prejudicado, mas uma decisão da justiça do Rio de Janeiro pode mudar essa situação, relata reportagem do Jornal Hoje, da TV Globo.
O acesso é controlado e quem estaciona numa área assim pensa que está em segurança, mas e se o carro, um equipamento ou mesmo um pacote deixado no banco for roubado? Aí pode ser uma dor de cabeça.
Foi o que aconteceu com Luciana quando ela foi a um shopping fazer compras. Logo na saída descobriu que tinham roubado o estepe do carro. Ela procurou a administração, mas não conseguiu resolver o problema. "Reclamei, eles disseram que não podiam fazer nada, porque não poderiam se responsabilizar por coisas deixadas dentro do carro", disse Luciana Araújo, jornalista.
Ela contou que teve que dar queixa na polícia e ameaçar entrar na Justiça para ser indenizada. "Fiz todos os reparos que precisavam ser feitos, custou cerca de 630, 640 reais na época. Eles se comprometeram a pagar em 60 dias e pagaram", diz ela.
O tipo de tíquete, ou cartão de estacionamento, pode mudar. O texto também. Em um deles, de um shopping do Rio, diz que eles não se responsabilizam por objetos ou equipamentos como rádios e CDs, mas uma decisão da Justiça do Rio diz que nesse caso o que está escrito no bilhete não vale. O estacionamento, pago ou não, é responsável pelo carro, equipamentos como rádio e CD e qualquer objeto deixado dentro do veículo.
A Justiça já obrigou dois shoppings do Rio a retirar do tíquete as restrições que aparecem em letras miúdas, mas a defensora pública lembra que a nova decisão da Justiça confirma o que já está escrito no código de defesa do consumidor.
O artigo 14 diz que o fornecedor de serviços, como shoppings e supermercados, responde pelos danos, independente da existência de culpa. "Se eles não têm câmeras eles dizem que o consumidor tem que arcar com esse dever de provar que aquele furto, que aquela danificação aconteceu no estacionamento. Quem está tomando conta que olhe. Não pode acontecer de uma pessoa chegar, abrir o vidro, tirar uma coisa, ah, não, eu só estou tomando conta do carro. Isso não pode acontecer", afirma Larissa Davidovich, defensora pública.
Fonte: Jornal Hoje (TV Globo), 30 de maio de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Novo rotativo na Vila Olímpia (1º/06/2009)

Começaram a valer dia 1º de junho as novas regras de estacionamento para a região da Vila Olímpia, na Zona Sul. Em nove ruas passará a ser proibido parar em determinados horários, principalmente de se (...)

Previsões para os congestionamentos (1º/06/2009)

No ano passado, os congestionamentos cresceram, em média, 15%, tanto em extensão como em frequência, na cidade de São Paulo, conforme pesquisa da Fundação Dom Cabral (FDC) que é atualizada anualmente (...)

Tamoios terá 2 pedágios em 2010 (30/05/2009)

A Rodovia dos Tamoios, principal acesso a São Sebastião, no litoral norte paulista, terá duas praças de pedágio em 2010, uma no km 13, na cidade de Jambeiro, e outra no km 57, em Paraibuna. A cobrança (...)

Guardadores ameaçam motoristas (26/05/2009)

Quem precisa utilizar veículo particular para se locomover pelas ruas de Goiânia sofre com as constantes ameaças dos vigias de automóveis. Basta estacionar o carro nas vias mais movimentadas da cidade (...)

Há 30 anos, etanol chegava aos postos (29/05/2009)

Em maio de 1979 os primeiros postos da Petrobrás começaram a vender o etanol, mais conhecido no País como álcool. A chegada do combustível vegetal derivado da cana-de-açúcar às bombas, para abastecer (...)

Check-up pela CET reprova 83% (28/05/2009)

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) fez "check-up" na frota paulistana e identificou que 83% dos veículos inspecionados apresentam ao menos um problema grave de mecânica, como falhas no freio, (...)

Cadeirinha, só com selo (29/05/2009)

Desde 1º de abril, todos os dispositivos de retenção (bebê-conforto, cadeirinha e assento de elevação) à venda no País devem ter o selo de segurança do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e (...)

Rua Turiaçu terá vagas de rotativo (28/05/2009)

O trecho de um quilômetro de estacionamento liberado na Rua Turiaçu, na Zona Oeste de São Paulo, vai receber vagas de Zona Azul. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) diz que o objetivo é melhora (...)

Garagem da scóra (31/05/2009)

Fique atento aos números: 1,8 habitante por automóvel; frota de 249,40 mil veículos, sendo 134,309 mil só de carros e 59,425 mil de motos. Os dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santo (...)

Estacionamentos viram alvo de ladrões (25/05/2009)

Ladrões estão rondando os estacionamentos de hipermercados e shoppings de Porto Agegre (RS). Só em dois deles, na Avenida Sertório, de março até 6 de maio, pelo menos 11 veículos foram levados por lad (...)

Estacionamentos sem alvará (14/05/2009)

A estimativa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) é que a frota de carros em Campina Grande (PB) atinja 115 mil veículos até 2010. O aumento no número de carros tem causado um problema que af (...)

20% param no rotativo e não pagam (29/05/2009)

Dois em cada dez motoristas estacionam de graça nas vagas de Zona Azul de São Paulo. Essa estimativa foi feita no mês passado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Nas 472 vagas da região da (...)

Motoristas infratores cumprem pena alternativa em blitz educativa em BH (27/05/2009)

Infratores que agora ensinam lições de respeito às leis de trânsito. Motoristas que cumprem penas alternativas saíram às ruas, para ajudar na conscientização de outros motoristas. Todos unidos