Parking News

As regras de trânsito devem mudar, de novo, no Brasil. Até o fim de junho, um projeto de lei com uma proposta de revisão do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) deve ser apresentado por uma subcomissão especial, criada em abril, para estudar as mudanças necessárias à legislação de trânsito no País. A informação é do presidente da subcomissão, deputado federal Hugo Leal. Segundo a Gazeta do Povo, hoje no Congresso Nacional tramitam nada menos que 329 projetos de lei com propostas de alterações pontuais do CTB. Se todos fossem aprovados, poderiam transformar o CTB em uma verdadeira colcha de retalhos - as propostas vão desde a diminuição da idade mínima para dirigir para 16 anos até tornar obrigatória a instalação de uma "caixa preta" nos automóveis.
Em abril, a subcomissão foi criada por uma proposta do deputado Marcelo Almeida com o objetivo de estudar e organizar os projetos de lei existentes. De acordo com Almeida, para o projeto de alteração do CTB, a subcomissão está debruçada, principalmente, em cima de um outro projeto de lei, o 2.872/2008, de autoria do deputado federal Carlos Zarattini, que prevê cerca de 30 modificações, e de seu substitutivo proposto pela deputada Rita Camata, que prevê cerca de 50 mudanças. Entre as principais alterações previstas no substitutivo de Rita Camata estão: mudança de velocidade máxima permitida nas rodovias; obrigatoriedade de placa dianteira de identificação para motocicletas; ampliação da vigência da permissão de dirigir para dois anos; alteração dos padrões de excesso de velocidade; aumento da idade mínima do passageiro de motos; restrição ao trânsito de motos entre os carros; atualização dos valores das multas para reais; e criminalização como desobediência a ação de não entregar o documento de habilitação suspenso.
Segundo Almeida, a partir do estudo do substitutivo de Rita Camata e da análise de outros projetos que estão em trâmite no Congresso Nacional é que a subcomissão deve montar um "projetão" de alteração do CTB.
Para o promotor de Justiça do Estado do Paraná Cássio Honorato, especialista em Trânsito Urbano e Rodoviário, é importante que a alteração do CTB seja feita em bloco. "Toda vez que você fraciona perde a noção de conjunto. Quando se analisa um dispositivo isolado pode ser que ele venha a colidir com o restante do sistema", opina.
Fonte: Gazeta do Povo (Curitiba), 22 de maio de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Novo rotativo na Vila Olímpia (1º/06/2009)

Começaram a valer dia 1º de junho as novas regras de estacionamento para a região da Vila Olímpia, na Zona Sul. Em nove ruas passará a ser proibido parar em determinados horários, principalmente de se (...)

Previsões para os congestionamentos (1º/06/2009)

No ano passado, os congestionamentos cresceram, em média, 15%, tanto em extensão como em frequência, na cidade de São Paulo, conforme pesquisa da Fundação Dom Cabral (FDC) que é atualizada anualmente (...)

Tamoios terá 2 pedágios em 2010 (30/05/2009)

A Rodovia dos Tamoios, principal acesso a São Sebastião, no litoral norte paulista, terá duas praças de pedágio em 2010, uma no km 13, na cidade de Jambeiro, e outra no km 57, em Paraibuna. A cobrança (...)

Guardadores ameaçam motoristas (26/05/2009)

Quem precisa utilizar veículo particular para se locomover pelas ruas de Goiânia sofre com as constantes ameaças dos vigias de automóveis. Basta estacionar o carro nas vias mais movimentadas da cidade (...)

Há 30 anos, etanol chegava aos postos (29/05/2009)

Em maio de 1979 os primeiros postos da Petrobrás começaram a vender o etanol, mais conhecido no País como álcool. A chegada do combustível vegetal derivado da cana-de-açúcar às bombas, para abastecer (...)

Check-up pela CET reprova 83% (28/05/2009)

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) fez "check-up" na frota paulistana e identificou que 83% dos veículos inspecionados apresentam ao menos um problema grave de mecânica, como falhas no freio, (...)

Cadeirinha, só com selo (29/05/2009)

Desde 1º de abril, todos os dispositivos de retenção (bebê-conforto, cadeirinha e assento de elevação) à venda no País devem ter o selo de segurança do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e (...)

Rua Turiaçu terá vagas de rotativo (28/05/2009)

O trecho de um quilômetro de estacionamento liberado na Rua Turiaçu, na Zona Oeste de São Paulo, vai receber vagas de Zona Azul. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) diz que o objetivo é melhora (...)

Garagem da scóra (31/05/2009)

Fique atento aos números: 1,8 habitante por automóvel; frota de 249,40 mil veículos, sendo 134,309 mil só de carros e 59,425 mil de motos. Os dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santo (...)

Estacionamentos viram alvo de ladrões (25/05/2009)

Ladrões estão rondando os estacionamentos de hipermercados e shoppings de Porto Agegre (RS). Só em dois deles, na Avenida Sertório, de março até 6 de maio, pelo menos 11 veículos foram levados por lad (...)

Estacionamentos sem alvará (14/05/2009)

A estimativa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) é que a frota de carros em Campina Grande (PB) atinja 115 mil veículos até 2010. O aumento no número de carros tem causado um problema que af (...)

20% param no rotativo e não pagam (29/05/2009)

Dois em cada dez motoristas estacionam de graça nas vagas de Zona Azul de São Paulo. Essa estimativa foi feita no mês passado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Nas 472 vagas da região da (...)

Motoristas infratores cumprem pena alternativa em blitz educativa em BH (27/05/2009)

Infratores que agora ensinam lições de respeito às leis de trânsito. Motoristas que cumprem penas alternativas saíram às ruas, para ajudar na conscientização de outros motoristas. Todos unidos