No bimestre, foram licenciados, até dia 25, sexta-feira, 499,8 mil veículos, 15% mais que no mesmo período do ano passado, quando ainda estava em vigor a redução parcial do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), encerrada em março.
Mesmo levando em conta dados sazonais, como o fato de o feriado de carnaval ter caído em fevereiro no ano passado, os resultados são melhores que em 2010, embora abaixo dos números do último semestre.
No mês passado, até dia 25, a média diária de licenciamentos foi de 13.420 veículos, em comparação a 11.629 em fevereiro de 2010. Em janeiro de 2011, a média foi de 11.661 unidades, enquanto em dezembro foi de 17.343, a melhor da história.
Ritmo menor
Para o consultor Arnaldo Brazil, da Prime Action, as medidas do BC vão diminuir o ritmo de crescimento do setor, sem impedir novo recorde de vendas este ano, para algo próximo a 3,7 milhões de veículos - a mesma projeção feita pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Na prática, o pacote do BC elevou os juros e dificultou a venda parcelada sem entrada. "O crescimento do setor em 2011 deve ficar entre 5% e 6%", diz o consultor. No ano passado, o aumento em relação a 2009 foi de quase 12%.
Na opinião do economista Ayrton Fontes, da MSantos - consultoria especializada em varejo de carros -, os concessionários estão atraindo consumidores com promoções e as financeiras continuam facilitando a liberação do crédito. Fontes acredita que a nova classe média é uma das responsáveis por manter o mercado "ligeiramente aquecido".
Fonte: O Estado de S. Paulo, 28 de fevereiro de 2011