A Secretaria do Estado de Logística e Transportes informou, no ano passado, que a entrega do sistema de iluminação seria em três etapas: em setembro, outubro e novembro - o que já representaria um atraso de mais de seis meses em relação à inauguração das novas pistas.
Mas os problemas ainda persistem em 2011. A reportagem do Estado percorreu dia 22 de fevereiro toda a extensão da Marginal do Tietê, em seus dois sentidos. Há ao menos seis trechos da via que estão em completa escuridão: perto do Anhembi, da Ponte da CPTM e da Rodovia dos Bandeirantes, todas no sentido Castelo Branco, e na região da Ponte Velha da Fepasa, do Rio Tamanduateí e do Parque São Jorge sentido Ayrton Senna.
Em 2010, um dos pontos apagados - perto da Ponte da CPTM - chegou a ser apontado pela secretaria como solucionado. A Desenvolvimento Rodoviário S.A. (Dersa), ligada à pasta, afirma que "trechos acesos podem apagar de um dia para o outro porque ocorre roubo de cabos elétricos, interrompendo o fornecimento de energia, especialmente na extensão citada: entre as Pontes do Piqueri e da CPTM".
Obra atrasada
Em outro ponto, a causa do apagão é a construção da ponte estaiada, a maior obra do projeto da Nova Marginal do Tietê - que no total teve investimentos de R$ 1,8 bilhão. Ela está sendo erguida na altura do Rio Tamanduateí e, enquanto houver intervenções, não é possível colocar a iluminação. O problema é que a ponte deveria ter sido entregue em novembro do ano passado, como prometeu a gestão anterior no governo. A nova previsão de inauguração é até o fim do semestre.
A Dersa afirma que o atraso é consequência da demora no processo de desapropriação de imóveis, do excesso de chuvas em novembro e de uma alteração no projeto da ponte estaiada. A mudança aconteceu "em função da melhoria da segurança do tráfego aéreo nas proximidades do Campo de Marte".
Além dos pontos de escuridão total, a Marginal do Tietê também apresenta pontos em que determinadas pistas estão iluminadas e outras, não. Um exemplo é a região da Ponte Julio de Mesquita Neto (sentido Castelo Branco), na qual apenas a local tem postes acesos.
Segurança
Especialistas em engenharia de tráfego afirmam que a alternância de trechos iluminados com outros apagados pode provocar acidentes. Além disso, afirmam, é extremamente necessário iluminar principalmente os entroncamentos, para que os motoristas consigam visualizar facilmente as placas. "A marginal oferece uma grande quantidade de opções, como trocas de pistas e saídas. Por isso, essas áreas precisam estar bem sinalizadas e iluminadas", diz o mestre em Transportes Sérgio Ejzenberg.
Cronograma
Devem ter iluminação até o fim de outubro:
-Sentido Ayrton Senna: entre as Pontes da Freguesia do Ó e Julio de Mesquita e da Casa Verde à das Bandeiras
- Nos dois sentidos: Ponte Cruzeiro do Sul até a Ponte da Vila Maria e Parque do Piqueri até Viaduto Imigrante Nordestino
Até o fim de novembro:
- Sentido Castelo: entre as Pontes Vila Maria e Cruzeiro do Sul
- Sentido Ayrton Senna: entre as Pontes Julio de Mesquita Neto e Casa Verde e da Ponte da Vila Maria até Parque do Piqueri.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 24 de fevereiro de 2011