Governo de SP vai iniciar reciclagem de veículos abandonados (18/02/2011)
O Estado de São Paulo terá ainda neste ano um programa de reciclagem de automóveis abandonados, afirmou dia 18 de fevereiro o vice-governador Guilherme Afif Domingos. Segundo ele, esta é a primeira fase do projeto "Pátio Legal", que tem como objetivo esvaziar os lotados pátios do Detran-SP e renovar a frota do Estado. Conforme reportagem do G1, o anúncio foi feito durante cerimônia pelos 35 anos da fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP). "Os pátios estão lotados por veículos irregulares, com dívidas acumuladas ou por problemas com o Judiciário. Os veículos apreendidos em condições precárias passam de 100 mil", diz Afif. Ele explica que a reciclagem dos veículos que não têm mais condições de rodar será feita em parceria com empresas do setor. "Muita moto que está no pátio, por exemplo, a pessoa deixou lá porque tinha dívida acumulada e preferiu comprar uma nova a pagar os encargos."
O projeto-piloto começará na capital paulista, escolhida por já ter implementado a inspeção veicular. "35% da frota está em estado irregular e não passou pela inspeção", destacou o vice-governador.
A segunda etapa abrangerá a venda dos carros em boas condições. Segundo Afif, assim o proprietário do veículo poderá pagar a dívida e, se o valor do carro for superior ao débito, será ressarcido. "É um sistema autossustentável, teremos fluxo de sucata", destacou.
Fonte: portal G1, 18 de fevereiro de 2011