O serviço Teleparque, exclusivo da Emparque e limitado a áreas controladas por parquímetros e parques de estacionamento explorados pela empresa, foi pioneiro em Cascais e já está disponível em Amadora, Faro, Figueira da Foz e Beja, onde começou a funcionar mais recentemente.
Apesar de existirem outros métodos de pagamento de estacionamento por celular em Portugal e no resto da Europa, o serviço Teleparque "é único", disse à Agência Lusa Rute Santos, da Emparque. Para aderir ao serviço, o cliente deve adquirir, de um agente da Emparque ou pela linha de apoio a clientes, o cartão Teleparque, que custa cinco euros e contém um pré-carregamento do mesmo valor.
Posteriormente, o usuário deve separar as partes azul e amarela do cartão. A parte azul, que contém o código do veículo, deve ser colocada e ficar visível no painel do carro e a parte amarela, que informa as instruções de pagamento, fica com o motorista.
Depois de estacionar, o cliente deverá ligar para o número gratuito indicado na parte amarela do cartão ou acessar um site para pagar e validar o estacionamento, indicando o código e o número de minutos que pretende usar para estacionar o carro.
O cartão ficará ativado e quando o funcionário da empresa passar pelo carro confirmará se o cartão exposto está ativado.
Facilidade
Se o tempo definido inicialmente para o estacionamento não for suficiente, o motorista poderá repetir o processo para revalidar o estacionamento e reativar o cartão sem precisar voltar ao parquímetro e ao carro.
Quando o motorista esgotar o saldo do cartão, poderá recarregá-lo em qualquer caixa multibanco com 5, 15 ou 50 euros, que, dependendo do tarifário aplicado na região do estacionamento, poderão dar respectivamente para 10, 30 ou 109 horas e 23 minutos.
O estacionamento é mais barato se for pago através do Teleparque. Por exemplo, em Beja, uma hora de estacionamento que custa 0,60 euro passa a custar 0,55 euro se o pagamento for efetuado pelo serviço.
Fonte: Agência Lusa, 9 de setembro de 2009