Também registraram vendas menores as lojas de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, onde houve baixa de 0,6 no mês e de 11% no acumulado do ano. Nesse setor, os efeitos da redução do IPI direcionada a alguns produtos da linha branca ficaram restritos a tais produtos e não deu contribuição para o setor como um todo.
A Fecomercio entende que há um esgotamento dos mecanismos que estimularam até agora o mercado interno, como o desempenho da renda e do emprego. Em julho a taxa de desocupação permaneceu estável e a massa salarial mostrou menos vigor. Mesmo com a retomada gradual do crédito, o economista da entidade Altamiro Carvalho acredita que o comércio passa por um período de definições que depende da retomada da indústria e das exportações para continuar elevando emprego e renda.
Na ponta positiva, destaque para o setor de Supermercados, onde o faturamento com vendas aumentou 15,9% ante julho de 2008. No acumulado deste ano a expansão foi de 7%, o que mostra que os consumidores continuam priorizando os gastos com bens de consumo não duráveis.
Fonte: Valor Notícias, 8 de setembro de 2009