O índice ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias), divulgado dia 10 de setembro, é medido pela associação e pela Tendências Consultoria Integrada. "De acordo com a Pesquisa Mensal do Emprego (PME) do IBGE, a renda cresceu 0,5% em julho, em relação a junho de 2009. Já a ocupação apresentou alta de 0,9% no mesmo período. Como esses são dois fatores diretamente relacionados ao movimento de veículos leves nas rodovias, podemos explicar o bom desempenho do índice por meio deles", disse o economista da Tendências, Bernardo Wjuniski.
Índice geral
O índice geral, que mede o fluxo de estradas pedagiadas, referente ao mês de agosto, apresentou alta de 0,4% na comparação com julho, considerando os dados dessazonalizados. Já o fluxo de veículos pesados se manteve na mesma base comparativa.
"A alta de agosto está relacionada a vários fatores de atividade que melhoraram no último mês. O movimento dos veículos leves reflete a melhora da ocupação e da renda e o fluxo dos pesados mostra a recuperação lenta da produção industrial", concluiu o economista.
Nos últimos 12 meses, o fluxo total teve expansão de 1,4% e o de pesados caiu 2,6%.
Fonte: InfoMoney, 10 de setembro de 2009