Os equipamentos serão instalados em todos os Estados, mas a fiscalização não abrangerá a malha federal completa - os trechos concedidos à iniciativa privada entram em um outro pacote. A contratação recorde na história do país e, talvez, até no mundo, segundo a Associação Brasileira de Monitoramento e Controle Eletrônico de Trânsito (Abramcet), fará com que as rodovias federais não pedagiadas se tornem mais fiscalizadas do que as vias urbanas. Em Curitiba, por exemplo, há um radar a cada 43 km, em média. Em São Paulo, um a cada 41 km.
Licitação
O edital de licitação, dividido em 12 lotes, no valor total de R$ 1,4 bilhão, foi lançado pelo governo federal no dia 21 de agosto. As propostas serão abertas em 8 de outubro. A partir daí o contrato é assinado e as empresas vencedoras têm 60 dias para instalar os equipamentos. O contrato é válido por cinco anos, sendo renovável por outros cinco. O documento prevê que, dos 2.696 equipamentos de fiscalização, 1.100 sejam do tipo radar fixo discreto, 1.130 lombadas eletrônicas e 466 contra avanço de sinal e parada em cima da faixa de pedestres. No Paraná, os 72 equipamentos serão divididos em 39 radares fixos, 18 lombadas eletrônicas e 15 contra avanço de sinal e parada em cima da faixa de pedestre.
Fonte: Gazeta do Povo (Curitiba-PR), 6 de setembro de 2009