Praticamente um em cada quatro cruzamentos segue com semáforos eletromecânicos, ultrapassados, que não permitem ajustes flexíveis. E menos de 20% da rede de semáforos inteligentes têm operado com sua função principal: abrir e fechar dependendo do fluxo.
Outro problema: a frota da CET tem veículos com até 14 anos. Na média, a idade é de 8,2 anos. Não é à toa que um em cada cinco veículos da companhia fica na oficina, em manutenção. O quadro de serviços básicos em condição precária abrange também a falta de guinchos terceirizados para a remoção de veículos estacionados em lugar proibido - suspensos desde 2004 e não retomados ainda. A interdição de uma faixa na via por 15 minutos é suficiente para provocar 3 km de congestionamento.
Para Cláudio Senna Frederico, ex-secretário dos Transportes Metropolitanos, mais importante é fazer, primeiro, aquilo que já existe ser cumprido e funcionar direito.
Fonte: Folha de S. Paulo, 13 de abril de 2008