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Alencar Izidoro, em reportagem para o jornal Folha de S. Paulo, afirma que, enquanto discute ou adota projetos polêmicos para atenuar a piora dos engarrafamentos na cidade de São Paulo, a Prefeitura ainda não resolveu deficiências básicas de controle do trânsito - definidas por especialistas como lição de casa elementar. Um exemplo é o resultado de raio-X de problemas da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) que mostra que mais de metade das câmeras de monitoramento nas vias da cidade não funciona e quase 10% delas operam apenas de forma parcial.
Praticamente um em cada quatro cruzamentos segue com semáforos eletromecânicos, ultrapassados, que não permitem ajustes flexíveis. E menos de 20% da rede de semáforos inteligentes têm operado com sua função principal: abrir e fechar dependendo do fluxo.
Outro problema: a frota da CET tem veículos com até 14 anos. Na média, a idade é de 8,2 anos. Não é à toa que um em cada cinco veículos da companhia fica na oficina, em manutenção. O quadro de serviços básicos em condição precária abrange também a falta de guinchos terceirizados para a remoção de veículos estacionados em lugar proibido - suspensos desde 2004 e não retomados ainda. A interdição de uma faixa na via por 15 minutos é suficiente para provocar 3 km de congestionamento.
Para Cláudio Senna Frederico, ex-secretário dos Transportes Metropolitanos, mais importante é fazer, primeiro, aquilo que já existe ser cumprido e funcionar direito.
Fonte: Folha de S. Paulo, 13 de abril de 2008

Categoria: Geral


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