Parking News

O dinheiro arrecadado com as multas de trânsito na cidade de São Paulo não irá mais para o caixa único da Prefeitura e não poderá mais ser utilizado em projetos que não digam respeito à melhoria do tráfego. No dia 11, o prefeito Gilberto Kassab regulamentou a lei, aprovada no ano passado pela Câmara Municipal, que criou o Fundo Municipal de Desenvolvimento do Trânsito (FMDT). Era o instrumento legal que faltava para evitar a dispersão da receita das multas e cumprir o que, há dez anos, estabeleceu o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ou seja, que 95% dos recursos provenientes de multas fossem aplicados no financiamento de projetos de engenharia de tráfego, sinalização e fiscalização de trânsito, e os 5% restantes em programas de educação no trânsito.
Se o Código de Trânsito tivesse sido cumprido, a Prefeitura teria contado, durante a década, ao menos com R$ 3 bilhões para um melhor trabalho de engenharia de tráfego e com cerca de R$ 200 milhões para programas de educação no trânsito. No entanto, a incorporação desses recursos ao caixa único da Prefeitura levou a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) ao virtual sucateamento, ressalta O Estado de S. Paulo. Conforme os dados oficiais, a empresa saiu de um prejuízo de R$ 100 milhões, há três anos, para um lucro de R$ 40 milhões, em 2007. Neste ano, a Prefeitura repassará à CET R$ 469 milhões, e no ano passado, São Paulo arrecadou R$ 380 milhões com multas de trânsito. Esses recursos foram depositados numa conta do Fundo Municipal de Desenvolvimento do Trânsito, criado em julho de 2007, mas não puderam ser utilizados até agora por falta de regulamentação, só assinada dia 11 por Gilberto Kassab.
Fonte: O Estado de S. Paulo (SP), 16 de abril de 2008

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Centro ganha semáforos cronometrados (13/03/2008)

Quem anda pelo centro de São Paulo já deve ter notado: nove faixas de pedestres ganharam semáforos com cronômetros. Ainda em fase de testes, os novos equipamentos têm o objetivo de reduzir os atropela (...)

Procura-se estacionamento em Belém (06/04/2008)

Além do caos diário no trânsito belenense, lugar para colocar o carro vira artigo de luxo, relata o Diário Pará. Uma das soluções para a capital paraense, que já tem frota de 210 mil veículos, é o Pro (...)

Kassab cria fundo para custear chips (11/04/2008)

O prefeito Gilberto Kassab assinou dia 11 decreto que regulamenta o Fundo Municipal de Desenvolvimento do Trânsito (FNDT), aprovado pela Câmara Municipal no ano passado, informou Eduardo Reina, em rep (...)

Uma questão polêmica (abril/2008)

O Superior Tribunal Federal (STF) já declarou inconstitucionais leis que obrigam shoppings e supermercados a oferecer estacionamento gratuito. Para o STF, essas leis ferem o direito de propriedade. Me (...)

Infração não cometida (abril/2008)

A leitora Ozíris de Almeida Costa, da Capital paulista, escreveu ao Estado de S. Paulo: "No dia 20/4/07 recebi da CET uma notificação de infração de trânsito, por estacionar junto a ponto de embarque/ (...)

Congestionamento nacional (10/04/2008)

A medida adotada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, para proibir a circulação de caminhões no centro expandido da cidade durante o dia incomodou representantes do setor de transportes em tod (...)

Regras também para as ambulâncias (10/04/2008)

Depois dos caminhões, chegou a vez das ambulâncias. Em decreto publicado dia 9 no Diário Oficial, o prefeito Gilberto Kassab limitou a um período de 15 minutos o estacionamento de ambulâncias e veícul (...)


Seja um associado Sindepark