O Centro de Pesquisas de Acidentes da Universidade Monash de Melbourne examinou a relação entre 17 cores de veículos e o risco de batidas. Ao analisar dados da Polícia de dois Estados australianos, o relatório acabou apontando a existência de uma relação estatística significativa. "Comparadas com os carros brancos, diversas cores estão associadas ao maior risco de batidas", informou o relatório publicado no site do Centro. Essas cores são geralmente aquelas com menor índice de visibilidade e incluem a preta, azul, cinza, verde, vermelha e prata.
Os pesquisadores descobriram que há uma chance 12% maior de acidente em um carro preto durante as horas do dia do que com um veículo branco. "Todos os resultados estatisticamente significativos são para as cores baixas no espectro de visibilidade ou baixas em contraste em relação às cores das estradas, como o cinza da superfície de rodovias", escreveu no relatório o líder da equipe, Stuart Newstead.
O estudo se baseia em dados do Estado de Victoria e envolveu 102.559 motoristas acidentados em veículos de modelos fabricados entre 1982 a 2004, e do Estado da Austrália Ocidental, com dados de 752.699 motoristas.
Fonte: Agência Reuters, 8 de dezembro de 2007