Parking News

Texto da Agência Reuters, publicado pelo site G1, afirma que a cor preta atrapalha a visibilidade dos veículos nas estradas. E pergunta, em tom de brincadeira: "Como é que pode ser verdade uma coisa dessas, hein, Batman?", pois o famoso Batmóvel é preto. É que, segundo um estudo de cientistas australianos, carros dessa cor têm maior probabilidade de se envolver em acidentes, enquanto os de cor branca são os mais seguros.
O Centro de Pesquisas de Acidentes da Universidade Monash de Melbourne examinou a relação entre 17 cores de veículos e o risco de batidas. Ao analisar dados da Polícia de dois Estados australianos, o relatório acabou apontando a existência de uma relação estatística significativa. "Comparadas com os carros brancos, diversas cores estão associadas ao maior risco de batidas", informou o relatório publicado no site do Centro. Essas cores são geralmente aquelas com menor índice de visibilidade e incluem a preta, azul, cinza, verde, vermelha e prata.
Os pesquisadores descobriram que há uma chance 12% maior de acidente em um carro preto durante as horas do dia do que com um veículo branco. "Todos os resultados estatisticamente significativos são para as cores baixas no espectro de visibilidade ou baixas em contraste em relação às cores das estradas, como o cinza da superfície de rodovias", escreveu no relatório o líder da equipe, Stuart Newstead.
O estudo se baseia em dados do Estado de Victoria e envolveu 102.559 motoristas acidentados em veículos de modelos fabricados entre 1982 a 2004, e do Estado da Austrália Ocidental, com dados de 752.699 motoristas.
Fonte: Agência Reuters, 8 de dezembro de 2007

Categoria: Mundo do Automóvel


Outras matérias da edição

Kassab cria fundo para melhorias (16/04/2008)

O dinheiro arrecadado com as multas de trânsito na cidade de São Paulo não irá mais para o caixa único da Prefeitura e não poderá mais ser utilizado em projetos que não digam respeito à melhoria do tr (...)

Centro ganha semáforos cronometrados (13/03/2008)

Quem anda pelo centro de São Paulo já deve ter notado: nove faixas de pedestres ganharam semáforos com cronômetros. Ainda em fase de testes, os novos equipamentos têm o objetivo de reduzir os atropela (...)

Procura-se estacionamento em Belém (06/04/2008)

Além do caos diário no trânsito belenense, lugar para colocar o carro vira artigo de luxo, relata o Diário Pará. Uma das soluções para a capital paraense, que já tem frota de 210 mil veículos, é o Pro (...)

Kassab cria fundo para custear chips (11/04/2008)

O prefeito Gilberto Kassab assinou dia 11 decreto que regulamenta o Fundo Municipal de Desenvolvimento do Trânsito (FNDT), aprovado pela Câmara Municipal no ano passado, informou Eduardo Reina, em rep (...)

Uma questão polêmica (abril/2008)

O Superior Tribunal Federal (STF) já declarou inconstitucionais leis que obrigam shoppings e supermercados a oferecer estacionamento gratuito. Para o STF, essas leis ferem o direito de propriedade. Me (...)

Infração não cometida (abril/2008)

A leitora Ozíris de Almeida Costa, da Capital paulista, escreveu ao Estado de S. Paulo: "No dia 20/4/07 recebi da CET uma notificação de infração de trânsito, por estacionar junto a ponto de embarque/ (...)

Congestionamento nacional (10/04/2008)

A medida adotada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, para proibir a circulação de caminhões no centro expandido da cidade durante o dia incomodou representantes do setor de transportes em tod (...)

Regras também para as ambulâncias (10/04/2008)

Depois dos caminhões, chegou a vez das ambulâncias. Em decreto publicado dia 9 no Diário Oficial, o prefeito Gilberto Kassab limitou a um período de 15 minutos o estacionamento de ambulâncias e veícul (...)


Seja um associado Sindepark