Parking News

A velocidade máxima permitida no corredor que liga as regiões leste e oeste de São Paulo passou a ser de 60 km/h no dia 1 de abril. A regulamentação foi divulgada pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) na semana anterior. O corredor tem 33,8 km e abrange as avenidas Francisco Matarazzo, elevado Costa e Silva (Minhocão), viaduto Radial Leste, avenida Alcântara Machado, rua Melo Freire, avenida Conde de Frontin, avenida Antonio Estevão de Carvalho, rua Dr. Luiz Ayres e avenida José Pinheiro Borges (nova Radial). As informações são da Folha de S. Paulo.
Segundo a CET, os trechos norte do eixo norte-sul (av. Luís Dumont Villares, av. General Ataliba Leonel e av. Santos Dumont até o Vale do Anhangabaú), sul do eixo norte-sul (av. Washington Luís, av. Interlagos e av. Senador Teotônio Vilela), o eixo Cruzeiro do Sul (av. do Estado e av. Abraão de Morais), a contrarrótula (av. Duque de Caxias e rua Mauá) e o eixo Braz Leme (av. Pacaembu e av. Rio Branco) também terão a velocidade uniformizada em breve.
A companhia informou que a nova regulamentação da velocidade tem o objetivo de aumentar a segurança na ligação leste-oeste. A estimativa é de que haja redução de 20% no risco de acidentes.
Ainda segundo a CET, estudos técnicos indicaram a necessidade de manter em 50 km/h a velocidade nas curvas do elevado Costa e Silva e da ligação leste-oeste. Também nas vias abaixo do elevado - avenidas General Olímpio da Silveira e Amaral Gurgel - as velocidades máximas permitidas passam a ser de 60 km/h.
Os motoristas estão sendo avisados da mudança por meio de 36 faixas informativas colocadas ao longo do corredor. Também estão sendo implantadas 293 placas de regulamentação de velocidade, 23 de advertência e 19 educativas. A partir de hoje, os veículos que desrespeitarem a nova regulamentação serão multados.
Padronização
A padronização por tipo de via foi anunciada em janeiro pela gestão Kassab, que fixou a meta de reduzir 10% os acidentes e mortes no trânsito neste ano.
As avenidas 23 de Maio e Rubem Berta, por exemplo, já tiveram a velocidade reduzida, de 80 km/h para 70 km/h. No plano da CET consta também reduzir a velocidade máxima dos veículos de 70 km/h para 60 km/h nas avenidas Paulista e Brigadeiro Faria Lima.

Classes de via e velocidades
- VTR (Vias de Trânsito Rápido): 90 km/h (expressa das marginais)/70 km/h (23 de Maio, Rubem Berta e central e local das marginais)
- Vias arteriais 1 (avenidas): 60 km/h
- Vias arteriais 2 e 3: 50 km/h
- Vias coletoras (que interligam as avenidas): 40 km/h
- Vias locais (ruas de bairro): 30 km/h
Fonte: Folha de S. Paulo, 01 de abril de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

A novela das garagens (31/03/2011)

A novela da construção de garagens para acomodar os carros que, em número cada vez maior, não encontram local para estacionar, principalmente na região central da capital, se arrasta há 15 anos e já s (...)

Estado quer modernizar o Sem Parar (01/04/2011)

O governo do Estado de São Paulo pretende substituir os modelos automáticos de cobrança de pedágio - o atual Sem Parar. O objetivo é modernizar todos os equipamentos colocados nas rodovias concessiona (...)

Só perdemos com ele (06/04/2011)

O trânsito é um dos maiores problemas da cidade de São Paulo. Para começar, mata (em 2009, foram 1.382 mortos em acidentes de trânsito na capital contra 1.301 vítimas de assassinato). Emporcalha o amb (...)

Uso da bicicleta nas ruas (04/04/2011)

A infraestrutura cicloviária de São Paulo não incentiva os deslocamentos por bicicleta, mas não precisamos esperar a cidade dos sonhos para começar a pedalar. Podemos fazer isso hoje e já fazemos: som (...)

Guincho da CET é mais caro (04/04/2011)

Quando foi informado por policiais militares, durante uma blitz na zona norte da capital, que seu carro seria guinchado por estar com o licenciamento vencido, o motorista Givaldo Barreto de Jesus não (...)


Seja um associado Sindepark