Parking News

Um ano após a inauguração do Trecho Sul do Rodoanel, a melhora no trânsito sentida na Avenida dos Bandeirantes, na zona sul de São Paulo, já está se dissipando. No dia 29 de março, a reportagem do jornal Estado de S. Paulo percorreu a via no horário de pico da manhã, entre 7 e 10 horas, e constatou que o tempo médio para percorrer os sete quilômetros na direção da Marginal do Pinheiros foi de 41,3 minutos - 13% a mais que os 36,5 minutos medidos em abril de 2010.
Apesar de o trânsito ter piorado no último ano, o tráfego na Bandeirantes ainda está melhor do que antes da abertura do Trecho Sul. Na ocasião, a reportagem também mediu o tempo médio gasto no horário de pico da manhã. O resultado foi de 46 minutos em média no mesmo sentido, ou seja, 11% a mais do que o apurado na última semana de março. Isso significa que, apesar de o novo trecho do Rodoanel ter melhorado a lentidão, o aumento da frota e do número de carros que circulam ali estão dissipando o efeito positivo.
As medições foram feitas no mesmo horário e dia da semana, em condições similares. Segundo especialistas ouvidos pelo jornal O Estado de S. Paulo, a explicação é a demanda reprimida: como o trânsito melhorou com a saída dos caminhões - o tráfego de veículos pesados foi proibido em setembro de 2010 -, mais pessoas deixaram de cortar caminho pelos bairros e passaram a trafegar pela avenida. Só entre março e agosto do ano passado, o número de carros que passavam ali subiu de 19,4 mil para 22,5 mil por manhã, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Não há dados que mostrem a melhora no trânsito no entorno da Bandeirantes, mas um levantamento feito pela reportagem com base nos boletins da CET mostra que, de modo geral, a lentidão do trânsito na capital paulista caiu 22% nos horários de pico desde março de 2010.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 31 de março de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

A novela das garagens (31/03/2011)

A novela da construção de garagens para acomodar os carros que, em número cada vez maior, não encontram local para estacionar, principalmente na região central da capital, se arrasta há 15 anos e já s (...)

Estado quer modernizar o Sem Parar (01/04/2011)

O governo do Estado de São Paulo pretende substituir os modelos automáticos de cobrança de pedágio - o atual Sem Parar. O objetivo é modernizar todos os equipamentos colocados nas rodovias concessiona (...)

Só perdemos com ele (06/04/2011)

O trânsito é um dos maiores problemas da cidade de São Paulo. Para começar, mata (em 2009, foram 1.382 mortos em acidentes de trânsito na capital contra 1.301 vítimas de assassinato). Emporcalha o amb (...)

Uso da bicicleta nas ruas (04/04/2011)

A infraestrutura cicloviária de São Paulo não incentiva os deslocamentos por bicicleta, mas não precisamos esperar a cidade dos sonhos para começar a pedalar. Podemos fazer isso hoje e já fazemos: som (...)

Guincho da CET é mais caro (04/04/2011)

Quando foi informado por policiais militares, durante uma blitz na zona norte da capital, que seu carro seria guinchado por estar com o licenciamento vencido, o motorista Givaldo Barreto de Jesus não (...)


Seja um associado Sindepark