Efeito estufa
O objetivo final do plano de metas é cortar em 60% as emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa originárias do setor de transportes e reduzir a dependência do petróleo importado.
Para isso, a União Europeia necessitará de uma rede mais "ampla e funcional" de corredores de transporte, incluindo conexões de trem entre os principais aeroportos do bloco, e a modernização e integração do sistema de controle do tráfego aéreo.
O bloco diz que pretende se tornar "líder mundial" em segurança de transportes aéreos, ferroviários e marítimos.
Segundo Kallas, as medidas não pretendem coibir a mobilidade dos viajantes europeus.
"A crença de que você precisa reduzir a mobilidade para combater a mudança climática não é verdadeira", disse o comissário. "Podemos quebrar a dependência em petróleo do setor de transportes sem sacrificar nossa eficiência ou comprometer a mobilidade. A liberdade de viajar é um direito básico de nossos cidadãos. Reprimir isso não é uma opção."
Reações
Mas medidas propostas pela Comissão Europeia já estão sendo alvo de críticas.
O ministro-adjunto britânico dos Transportes, Norman Baker, rejeitou a ideia de banir carros nos centros urbanos.
Para Richard Dyer, da ONG ambientalista Friends of the Earth, as propostas de Kallas são bem-vindas, mas falta esclarecer quais investimentos em transporte público serão feitos para concretizá-las.
Fonte: rádio BBC Brasil, 28 de março de 2011