Assim como Nair, outras 26 pessoas tentam superar o medo de dirigir na primeira turma do curso oferecido pelo Detran. Nas aulas, eles falam sobre as dificuldades e recebem assistência de uma psicóloga. "Situações que elas enfrentaram no passado como algum trauma, medo de atropelar as pessoas e os próprios sintomas afastam muito a pessoa do ato de dirigir. Taquicardia, sudorese, excessivo medo de atropelar alguém, de não conseguir parar, por exemplo, na faixa de pedestre, tudo isso afasta a pessoa", explica a psicóloga perita em trânsito Vera Lúcia Perpétuo.
O curso é de graça e tem duração de uma semana, mas depois de um mês os alunos voltam para mais um encontro, onde podem trocar experiências. Para o Detran, o curso é também uma oportunidade de avaliar a formação que os candidatos recebem nas autoescolas.
Para os alunos, mais do que superar o medo, o curso pode significar uma mudança de vida. "Agora estou me sentido mais segura, mais firme. Estou gostando muito das aulas e querendo dirigir", conta a auxiliar de enfermagem Irene Araújo.
Fonte: programa Bom Dia DF (TV Globo), 31 de março de 2011