O documento garantirá ao portador o direito de estacionar em vagas para idosos - demarcadas por placas e sinalização horizontal na via. O motorista que quiser estacionar em uma vaga para idosos será obrigado a apresentar o cartão. A falta de identificação será punida com multa de R$ 53,20 e três pontos na carteira de habilitação. Ao parar o veículo, o motorista precisará deixar o cartão exposto no painel do carro. O documento deve ser utilizado em conjunto com as folhas de estacionamento, que garantem a permanência por até duas horas na mesma vaga.
Hoje, das 35 mil vagas de Zona Azul na Capital, cerca de 1.725 são destinadas a idosos. Dessas, 1.400 estão demarcadas e o restante deve estar sinalizado até o começo de abril.
Esta semana, a Secretaria Municipal de Transportes iniciará o cadastramento dos idosos. Os interessados em obter o novo cartão devem procurar o Departamento de Operação ao Sistema Viário (DSV) e preencher o cadastro. No ato da inscrição, o idoso receberá o documento. O documento é nominal e poderá ser utilizado por um motorista acompanhante, quando o idoso não estiver dirigindo, mas estiver no veículo que ocupar a vaga de Zona Azul.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 3 de março de 2010