Segundo ele, isso deve ocorrer por causa da antecipação das compras pelo consumidor para aproveitar as alíquotas reduzidas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que acabam no fim do mês. Além disso, março terá um grande número de dias úteis, o que deve colaborar para a obtenção da marca.
Schneider recomendou aos consumidores que não deixem para comprar nos últimos dias do mês, para eventualmente não ficarem restritos em suas opções de compra. O repasse do aumento das alíquotas de IPI, afirmou, será uma decisão de cada montadora.
De acordo com Schneider, a indústria automobilística se preparou para atender a essa demanda elevada aumentando os estoques nas fábricas e nas concessionárias. O estoque total na indústria e nas lojas em fevereiro ficou em 35 dias, com 256.705 unidades. Segundo ele, o estoque normal costuma ficar em cerca de 30 dias. Schneider já espera redução das vendas em abril e possivelmente também maio, mas não estimou o volume de queda.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 5 de março de 2010