Parking News

A terapeuta ocupacional Ana Carolina Sandes sofre na hora de estacionar o carro. Habilitada há sete meses, ela diz que ainda não tem boa noção de espaço e tamanho do veículo e relata à reportagem da Folha a dificuldade para lidar com manobras. "Já levei 15 minutos para fazer uma baliza. Um homem veio me perguntar se estava tudo bem", lembra. Ela não está sozinha.
De acordo com estudo da Universidade de Ruhr, em Bochum, na Alemanha, as mulheres levam, em média, 20 segundos a mais do que os homens para colocar o carro na vaga. No teste, 30 homens e 30 mulheres estacionaram um sedã Audi A6 (4,92 m de comprimento) em uma vaga paralela. Todas as manobras foram cronometradas e classificadas, considerando o melhor alinhamento e a distância da calçada. Segundo os pesquisadores, mesmo mais prudentes, as mulheres não estacionaram melhor do que os homens. "O estudo confirma descobertas anteriores, de que os homens têm melhores coordenação e consciência espacial do que as mulheres", afirma Claudia Wolf, do departamento de neurociência e responsável pelo estudo. "E assumem mais riscos ao volante", completa.
A dificuldade com a baliza está mais ligada a aspectos da personalidade do que a uma fobia, atesta o psicólogo Paulo Faria, especialista em medo de dirigir. "A mulher é perfeccionista e não admite uma manobra imperfeita. Como também é mais cautelosa, demora mais", diz. "A falta de prática também prejudica iniciantes. A autoescola não trabalha a percepção de espaço", critica Faria.
Fonte: Folha de S. Paulo, 7 de março de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Ciclovia terá acesso facilitado (04/03/2010)

Desde o dia 4 de março e até o fim do mês, a Ciclovia Rio Pinheiros terá o horário de funcionamento ampliado em uma hora e meia - das 5h30 às 19 horas. Neste mês, também será criado mais um acesso par (...)

Estacionamento irregular desafia CTTU (04/03/2010)

Uma das infrações de trânsito mais praticadas pelos motoristas recifenses, o estacionamento em local proibido está sendo combatido com mais ênfase pela prefeitura. Desde o final de fevereiro, a Compan (...)


Seja um associado Sindepark