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As rodovias brasileiras estão mal conservadas há décadas. A chuva dos últimos dias agravou a situação, constatou reportagem do jornal Bom Dia Brasil.
Só em São Paulo, duas das principais rodovias brasileiras enfrentam interdições por causa da queda de barreiras. Há outros perigos.
Na divisa de São Paulo com o Paraná, o perigo está em uma ponte construída há 50 anos que ameaça cair. O tráfego de veículos pesados foi proibido.
Já no Pará, parte da BR-163 não tem nem asfalto. Como agora é período de chuva por lá, os motoristas que enfrentam o lamaçal não costumam ir muito longe.
Rodovias que apresentam problemas com frequência foram mal construídas ou são mal conservadas. Os motoristas que passam por essas estradas perdem tempo e dinheiro.
Na Fernão Dias, que liga São Paulo a Minas Gerais, um deslizamento de terra deslocou pilares de um viaduto, o asfalto cedeu e agora os caminhoneiros têm que pegar um desvio que aumenta em 72 km a viagem até Belo Horizonte. A situação só deve ser resolvida daqui a dois meses.
Na Via Dutra, principal ligação entre São Paulo e Rio de Janeiro, a queda de uma barreira há dez dias interditou uma das pistas e o acostamento.
O geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos diz que não adianta pôr a culpa na natureza pelos deslizamentos e crateras que constantemente interrompem o tráfego nas estradas.
"Estão associados a projetos mal conduzidos. Esses problemas não acontecem de repente. Eles dão sinais e com muita antecedência", explica o geólogo.
A concessionária da Rodovia Dutra disse que sempre monitora a estrada e o trecho que desmoronou não apresentava sinais de problemas.
A concessionária da Fernão Dias afirma que a chuva foi a causa do deslizamento. No caso da rodovia do Pará, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, 80% das obras previstas para a BR-163 já foram realizadas.
Fonte: jornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo, 3 de março de 2010

Categoria: Geral


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