Jorge Hori *
Numa imensa metrópole como São Paulo, com 10 milhões de moradores apenas na Capital e quase o dobro em toda a região metropolitana, as mudanças que ocorrem no dia-a-dia são pouco perceptíveis no presente. Só serão percebidas no futuro, quando o conjunto das mudanças tomar vulto suficiente para emergir de forma visível.
O que se percebe no presente é fruto de mudanças que ocorreram gradual e persistentemente no passado. Algumas mais recentes, outras até longínquas.
E, ao contrário do que se imagina, não por falta de planejamento, mas como decorrência dos planejamentos.
Retornando ao início do século passado, quando ocorre a industrialização na cidade de São Paulo, essa foi planejada dentro do conceito cidade-jardim, importado da Europa.
Para melhorar a moradia dos ricos, ou mais abastados, que emergiram primeiro da cafeicultura e depois da industrialização, foram desenvolvidos loteamentos de alto padrão, distantes do Centro e das fábricas. Na ocasião, a Avenida Paulista era distante do Centro. Os Jardins ficavam, praticamente, no Interior.
Mas o conceito de que viver bem na cidade era morar longe do barulho e poluição das fábricas promoveu uma imensa descentralização da riqueza, trazendo como consequência os congestionamentos de trânsito.
A implantação do modelo cidade-jardim ocorreu de forma incompleta, pois, diferentemente do modelo original, o acesso não era ferroviário, porém rodoviário. A chegada tardia do modelo fez com que o planejamento da cidade se baseasse na movimentação rodoviária, como é o conceito fundamental do Plano das Avenidas do Prefeito Prestes Maia. Com uma visão - que hoje se percebe tacanha - da movimentação (então) futura, como se percebe pelo número de faixas de rolamento da Avenida Nove de Julho, a principal artéria do referido plano para fazer a ligação entre os Jardins e o Centro.
Isso apenas para ilustrar que o que ocorre no presente é fruto de decisões e mudanças passadas. Por essa razão é importante perceber e avaliar as tendências e eventuais mudanças delas, para poder desenhar os cenários futuros da cidade.
Já nos referimos à tendência de redução da população da cidade de São Paulo, com a estimativa - baseada nas projeções do Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados) - de que 2014, o ano da Copa, será o auge da população. A partir daí, haverá um decréscimo no conjunto da população do Município, fenômeno esse que já ocorre no Centro Expandido.
Isso ficará muito evidente quando da divulgação do Censo de 2010, que será realizado este ano pelo IBGE. O fenômeno existe, mas só será percebido claramente quando a estatística o confirmar.
O modelo da cidade-jardim, com a separação entre o local de moradia e de trabalho, está sendo substituído gradualmente pela aproximação desses locais. De forma lenta, mas persistente. Poderá ficar mais evidenciada com a pesquisa OD (Origem-Destino) de 2017, mas a mudança deverá ser efetivamente percebida com a OD de 2027.
A outra grande mudança de tendência é a implantação dos estacionamentos de transferência junto às estações do Metrô e da CPTM. Pode parecer uma atuação pontual, mas é uma substancial quebra de paradigma da cultura metroviária que durante muitos anos recusou-se a aceitar a integração metro-carro, com estacionamentos junto às estações.
As estações futuras do metrô poderão contar com garagens subterrâneas, com uma ampliação dos "buracos".
Alegava-se que essas garagens, além de encarecer a obra, não teriam demanda suficiente para se autossustentarem na operação e manutenção. No que tinham boa parte de razão.
Agora, com o agravamento dos congestionamentos e também a ampliação da rede metroviária, os estacionamentos de transferência, os chamados e-fácil, estão se desenvolvendo e tenderão a se ampliar.
Dessa forma, apesar do crescimento sucessivo da frota de automóveis, o trânsito de São Paulo tende a desafogar, no conjunto, mantendo, no entanto, alguns corredores e pontos saturados. Dentro de uma perspectiva de médio e longo prazos.
* Jorge Hori é consultor em Inteligência Estratégica do Sindepark. Com mais de 40 anos em consultoria a governos, empresas públicas e privadas, e a entidades do terceiro setor, acumulou um grande conhecimento e experiência no funcionamento real da Administração Pública e das Empresas. Hori também se dedica ao entendimento e interpretação do ambiente em que estão inseridas as empresas, a partir de metodologias próprias.
Outras matérias da edição
Prefeitura vai cadastrar idosos para rotativo (03/03/2010)
As regras para estacionamento em vagas da Zona Azul exclusivas para idosos serão alteradas a partir desta semana. Em entrevista dia 1º de março à Rádio Bandeirantes, o secretário municipal de Transpor (...)
Vendas de veículos sobem 3,58% em fevereiro (03/03/2010)
As vendas de automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões em fevereiro subiram 3,58% sobre o mês anterior, para 220.951 unidades, informou dia 3 de março a associação de concessionários de veículo (...)
Produção de veículos sobe 23,9% em fevereiro ante 2009, apura Anfavea (04/03/2010)
A produção da indústria automobilística brasileira somou 253,2 mil veículos no mês passado, uma alta de 23,9% em relação ao mesmo mês de 2009 (204,4 mil unidades). Na comparação com o mês antecedente, (...)
Preço sobe e varia 366% nos estacionamentos (02/03/2010)
O belo-horizontino está pagando mais pelo estacionamento na Região Central da cidade. A disputa de vagas por uma frota estimada em 852.719 carros na capital é a explicação apontada para um aumento de (...)
Ciclovia terá acesso facilitado (04/03/2010)
Desde o dia 4 de março e até o fim do mês, a Ciclovia Rio Pinheiros terá o horário de funcionamento ampliado em uma hora e meia - das 5h30 às 19 horas. Neste mês, também será criado mais um acesso par (...)
Motofaixa muda fluxo de trânsito na zona sul (04/03/2010)
O tráfego de veículos na Vila Mariana, zona sul de São Paulo, sofreu alterações em 6 de março, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), para a adoção da motofaixa no Corredor Vergueiro/Libe (...)
Queixas sobre tráfego de SP crescem 88% (05/03/2010)
Entre as queixas recebidas pela ouvidoria municipal de São Paulo, as reclamações sobre o transporte público foram as que mais cresceram em 2009. Em comparação com o ano anterior, houve alta de 88% na (...)
Guaianases ganha estacionamento em estação da CPTM (05/03/2010)
Começou a funcionar esta semana um novo estacionamento E-Fácil, ao lado da Estação Guaianases da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O usuário do E-Fácil tem o direito de deixar o carro (...)
Rodovias paulistas terão novas interções em março (05/03/2010)
O paulistano continua encontrando dificuldades para chegar ou sair de São Paulo pelas estradas que servem a capital. Novas interrupções acontecerão em alguns trechos do corredor Ayrton Senna/Carvalho (...)
Começou em SP a inspeção veicular para veículos com placa final 2 (03/03/2010)
Começou dia 3 de março a inspeção veicular obrigatória para os veículos com placa fina 2 licenciados na capital paulista. Ao todo, quase 438 mil veículos dessa placa devem passar nos postos da Control (...)
Prova da Indy interta ruas da zona norte; veja alterações (05/03/2010)
Ruas da zona norte de São Paulo sofrerão interdições devido à prova da Indy. Os bloqueios ocorrem nos dias 13 (sábado), para o treino, e 14 (domingo), para a corrida. Trechos da pista local da margina (...)
Exportação de veículos é a maior desde outubro de 2008, z Anfavea (04/03/2010)
Depois de amargar uma redução de 35,3% em 2009, as exportações do setor automotivo começam a mostrar recuperação. De acordo com dados divulgados pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Ve (...)
Petrobras pode importar mais gasolina, se consumo continuar forte (05/03/2010)
A Petrobras poderá realizar importações adicionais de gasolina para atender a demanda no Brasil, se o nível de consumo se mantiver elevado como nas últimas semanas, afirmou dia 5 de março o diretor de (...)
Nos carros brasileiros, fugir do prata e do preto não é de bom tom (04/03/2010)
A frota pouco colorida do mercado brasileiro já é conhecida. Varia de marca para marca, mas estima-se que entre 70% e 80% de todos os modelos vendidos no mercado brasileiro são das chamadas cores neut (...)
Preço do álcool recua e volta a ser competitivo em São Paulo (08/03/2010)
O álcool voltou a ser competitivo em relação à gasolina em São Paulo. Isso ocorre depois de dois meses de desvantagem, quando a falta de produto provocou forte aceleração nos preços do combustível ren (...)
Motoristas bolivianos protestam contra lei seca (05/03/2010)
Os motoristas de ônibus bolivianos fizeram em 4 de março seu segundo dia de greve contra um decreto que os impede de dirigir bêbados. O protesto paralisou as principais cidades da Bolívia. Os ônibus d (...)
Consumidor deverá antecipar compras de carro neste mês (05/03/2010
O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jackson Schneider, previu para este mês um ótimo desempenho de venda de automóveis no mercado interno. "A expecta (...)
Brasil alcança marca de 10 milhões de carros flex (04/03/2010)
O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jackson Schneider, disse que dia 4 de março a indústria brasileira produziu o carro flex número 10 milhões. Segun (...)
Acidente de trânsito é a maior causa de morte de jovens (02/03/2010)
Acidentes rodoviários são a principal causa de morte de pessoas entre 5 e 29 anos, afirma a Organização Mundial de Saúde (OMS) em estudo divulgado em 2 de março. De acordo com a agência ligada à Organ (...)
Técnicos temem engarrafamentos de até 140 km durante Rio 2016 (03/03/2010)
Um relatório da Federação das Indústrias do Rio (Firjan) sobre trânsito durante as Olimpíadas provoca polêmica. Os técnicos temem que aconteçam congestionamentos de até 140 km. O Estado e a Prefeitura (...)
Estradas precárias atrasam crescimento do País (03/03/2010)
As rodovias brasileiras estão mal conservadas há décadas. A chuva dos últimos dias agravou a situação, constatou reportagem do jornal Bom Dia Brasil. Só em São Paulo, duas das principais rodovias bras (...)
Placa de carro vai ficar até 50% mais barata (06/03/2010)
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vai mudar o emplacamento de carros. O serviço de lacração será feito apenas por policiais e o motorista deverá ter liberdade para comprar a placa onde quis (...)
Obra fecha trecho de avenida em Santo Amaro (06/03/2010)
Um trecho da Avenida Adolfo Pinheiro, em Santo Amaro, zona sul de São Paulo, foi fechado dia 7 de março para as obras de ampliação da Linha 5-Lilás do Metrô. A interrupção, que vai durar aproximadamen (...)
Homem provoca duas vezes mais acidentes (07/03/2010)
Entre 2003 e 2009, o acréscimo no universo de mulheres habilitadas foi de 40%, ante 27% no de homens, aponta relatório do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Hoje, elas já são 13,2 milhões, (...)
IPCA de fevereiro é o mais alto desde 2008 (06/03/2010)
A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,78% em fevereiro, a maior taxa mensal apurada pelo IBGE desde maio de 2008 e também a maior para esse mês em seis anos. A for (...)
Sem saber, motorista pega tráfego quando corredor é liberado (06/03/2010)
Sexta-feira, 23h10, Rua da Consolação. Carros formam fila e motoristas buzinam, impacientes, por causa do trânsito congestionado. Ao lado, o corredor de ônibus está livre. Não precisava ser assim. Pou (...)
Mulher leva 20s a mais para estacionar (07/03/2010)
A terapeuta ocupacional Ana Carolina Sandes sofre na hora de estacionar o carro. Habilitada há sete meses, ela diz que ainda não tem boa noção de espaço e tamanho do veículo e relata à reportagem da F (...)
Flanelinhas, os donos das ruas à noite (06/03/2010)
Problema crônico na cidade do Rio de Janeiro, os flanelinhas insistem em agir e expandem sua atuação com o cair da noite. Em uma ronda pelos bairros de Copacabana, Ipanema e Leblon, o Jornal do Brasil (...)
Estacionamento irregular desafia CTTU (04/03/2010)
Uma das infrações de trânsito mais praticadas pelos motoristas recifenses, o estacionamento em local proibido está sendo combatido com mais ênfase pela prefeitura. Desde o final de fevereiro, a Compan (...)
Cinco cidades detêm 40% das prisões de motoristas por embriaguez (08/03/2010)
Cinco municípios catarinenses registraram a maior parte dos casos de prisão de motoristas por embriaguez, nas rodovias federais de Santa Catarina. As cidades de Palhoça, Xanxerê, Lages, Biguaçu e São (...)
Governo z que Lei Seca reduziu em 21% as vítimas de acidentes (08/03/2010)
O Estado do Rio de Janeiro teve, em fevereiro deste ano, menos 362 vítimas de acidentes de trânsito em relação ao mesmo período do ano passado. No mês passado, 1.302 pessoas envolveram-se em acidentes (...)
Com obras, pedestre é mais rápido do que motorista na marginal Tietê (09/03/2010)
O trânsito na capital paulista não anda acima da média, mas quase metade dele tem se concentrado em uma das vias mais problemáticas da cidade: a marginal do rio Tietê. Com as obras das pistas adiciona (...)
Assembleia quer Cidade Limpa em estradas (09/03/2010)
Depois do Cidade Limpa, é a vez do Estrada Limpa. Extinta em São Paulo pela lei que criou o programa Cidade Limpa, a publicidade em outdoors, que migrou para terrenos ao longo das rodovias paulistas, (...)
Cadastro reuniria todas as empresas de SP (09/03/2010)
O Ministério Público Estadual (MPE) começa a discutir nesta semana com a Prefeitura a criação de um cadastro único com registro obrigatório das empresas que prestam serviços de valets na Capital em um (...)