O projeto prevê uma saída no sentido bairro-centro do túnel, inaugurado em 1995. Para absorver o trânsito, será construída uma faixa adicional por 1 km da via. Hoje, a passagem serve de ligação direta entre as Avenidas 23 de Maio e Juscelino Kubitschek, no sentido centro-bairro. Para fazer o caminho inverso, o motorista que entra no túnel tem de passar por quatro vias adjacentes (Avenida Sena Madureira, Ruas dos Otonis e Estado de Israel e Avenida Professor Ascendino Reis) para chegar à 23 de Maio e seguir para o Centro.
O relatório não mensura os impactos ambientais da obra, mas aponta a relevância de cada um deles. Na melhora do trânsito, é descrita como "alta" para o entorno imediato (AID) e para os bairros, mas não para o trecho da 23 de Maio que será alterado.
A alteração da qualidade do ar é considerada de média relevância, pois "o incômodo pela poluição pode perturbar número regular de moradores e usuários do sistema". O documento, porém, relata haver um impacto positivo nesse quesito para as regiões que vão ter "diminuição de tráfego".
Fonte: O Estado de S. Paulo, 25 de agosto de 2009