Parking News

O endividamento das famílias paulistanas voltou a crescer no mês de agosto. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) realizada pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio), o índice de endividamento subiu de 46% em julho para 49% em agosto. Acompanhando o avanço do crédito, a inadimplência também cresceu. O total de famílias com contas em atraso alcançou o patamar de 19% em agosto, ante os 17% apurados em julho. O número contraria a trajetória declinante observada nos meses anteriores (21% em maio, 20% em junho e 17% em julho), destaca o jornal Estado de S. Paulo.
A quantidade de famílias que acreditam não ter condições de pagar total ou parcialmente suas contas nos próximos meses também subiu de 5% em julho para 8% em agosto. Segundo Adelaide Reis, economista da Fecomercio, o resultado de agosto deve-se à elevação da massa real de salários (cresceu 3,2% em julho de 2009 em comparação a julho de 2008), ao aumento do prazo médio do financiamento ao consumidor e à redução das taxas de juros dos financiamentos oferecidas pelos bancos públicos, fruto do corte no spread. Soma-se a isso o fortalecimento da confiança do consumidor no desempenho da economia nacional.
Dentre as modalidades de crédito disponíveis, o cartão de crédito continua sendo a mais utilizada pelo paulistano. Em agosto, o cartão de crédito foi responsável por 65% das dívidas assumidas pelas famílias da cidade de São Paulo, contra 61% em julho. Já a utilização do cheque especial passou de 8% em julho para 9% em agosto. Os carnês permanecem estáveis com 38% das dívidas contraídas este mês e o crédito pessoal segue com 12%.
Na contramão da expansão do crédito, também cresceu o porcentual de consumidores que não pretendem contrair dívidas nos próximos meses, de um total de 90% em julho para 92% em agosto. Os que planejam comprar a crédito no futuro próximo representam apenas 7% dos consumidores entrevistados este mês.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 26 de agosto de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Faltam vagas, sobram multas (25/08/2009)

Com base no relatório do Departamento de Trânsito (Detran), o Correio Braziliense listou os cinco pecados mais comuns na hora de estacionar. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) define 19 formas de e (...)

Ciclofaixa estreia com 9.200 usuários (31/08/2009)

A desobediência de alguns ciclistas criou problemas no trânsito e marcou o lançamento da ciclofaixa de lazer, dia 30 de agosto, na zona sul de São Paulo. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráf (...)

Inspeção terá mais 3 postos (26/08/2009)

A Controlar, concessionária responsável pela inspeção veicular, informou que três postos serão inaugurados na zona norte da Capital até janeiro de 2010. A região hoje não tem nenhum ponto para os test (...)

a da Prevenção de Acidentes infantis (30/08/2009)

A organização não-governamental (ONG) Criança Segura instituiu 30 de agosto como o Dia da Prevenção de Acidentes com Crianças. A fim de lembrá-la, fez parcerias e convocou instituições de todo o Brasi (...)

Vale-tudo na pista (26/08/2009)

Pedalar por uma cidade como o Rio é irresistível. Ainda mais quando se tem à disposição 150 km de pistas exclusivas para ciclistas. Trata-se da maior malha do País. Mas a convivência com pedestres e m (...)

Operação Lei Seca (26/08/2009)

Quem circula à noite já se acostumou com as blitze da Operação Lei Seca. Como o limite de álcool tolerado pela nova legislação é de 0,2 grama por litro de sangue - índice que uma pessoa, dependendo da (...)

Madrugada com pardais (25/08/2009)

Por unanimidade, os 25 desembargadores do Órgão Especial do Tribunal de Justiça (TJ) consideraram, dia 24 de agosto, inconstitucional a lei estadual que determina o desligamento de pardais e lombadas (...)


Seja um associado Sindepark