Carros vão estacionar debaixo do solo (23/08/2009)
Belo Horizonte deve ganhar em breve estacionamentos subterrâneos ou edifícios- garagens, que podem estar ou não ligados a complexos comerciais. A medida, da administração municipal, tem como objetivo desafogar o trânsito da cidade, a cada dia mais caótico. Segundo o Estado de Minas, dia 22 de agosto a BHTrans publicou um edital de procedimento de manifestação de interesse (PMI), por meio do qual espera receber, em um primeiro momento, estudos, levantamentos, dados técnicos e demais insumos necessários à estruturação de projeto para a construção, administração, operação, exploração e manutenção desse tipo de estacionamento. Posteriormente, as empresas particulares que se interessarem pelo empreendimento devem fazer suas propostas.
Depois de analisada a viabilidade desses estudos técnicos, será lançado um processo de licitação para a execução do projeto. Segundo o prefeito Márcio Lacerda, o procedimento vai reduzir e eliminar o estacionamento, inclusive o rotativo, em ruas que já recebem um grande volume de tráfego, permitindo que o trânsito flua melhor nesses locais. Ainda estão em estudo quais regiões receberão os estacionamentos.
Travessias
O prefeito adianta que em setembro deve ser publicado um novo procedimento de manifestação de interesse para projetos de travessias subterrâneas para pedestres, veículos e ônibus, em cruzamentos de grande fluxo da capital.
Fonte: Estado de Minas (BH), 23 de agosto de 2009