Trabalharam na experiência 42 agentes da companhia e 130 monitores treinados para orientar os ciclistas. A maioria tentou, em vão, convencer os ciclistas a não atravessarem a faixa de pedestres pedalando. A orientação era para que, nesses trechos, descessem de suas bicicletas e seguissem caminhando, conduzindo as magrelas com as mãos.
Muitos ciclistas não obedeceram. Talvez, por não compreenderem a maneira como os monitores se expressavam. "Travessia desmontado", repetiam eles, diversas vezes, enquanto viam muitos ciclistas desobedecerem - ou não entenderem - a orientação.
Em alguns trechos houve bagunça. Além de passarem pelas faixas de pedestres pedalando, muitos ciclistas atravessavam as Avenidas República do Líbano e Ibirapuera em lugares indevidos ou com o semáforo vermelho.
A ciclofaixa vai funcionar somente aos domingos ligando os parques do Povo, da Bicicleta e o Ibirapuera. No trajeto, que tem 5 km de extensão, formou-se um congestionamento de bicicletas. O clima entre os ciclistas era de festa.
Fonte: Agora São Paulo, 31 de agosto de 2009