A localização desses terminais segue um padrão que vem sendo adotado para desafogar áreas problemáticas da capital, retirando o transporte coletivo intermunicipal.
"As viagens até o limite da cidade são rápidas, porque são feitas em corredores principais, mas, ao entrar no centro expandido, há congestionamento e nós próprios atrapalhamos o trânsito. Por isso, vem sendo adotado o modelo de os intermunicipais irem até a porta de entrada e depois os passageiros seguirem no sistema principal, como o Metrô e a CPTM", diz o diretor de Gestão Operacional da Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU), Antonio Carlos de Moraes.
Um dos exemplos mais recentes é o do terminal construído junto à futura Estação Sacomã do Metrô, na Linha 2-Verde. Antes, os ônibus vindos da região do ABC paulista iam direto até o Parque D. Pedro II, no centro da cidade. Agora, param no terminal e os passageiros fazem baldeação pelo Expresso Tiradentes. No próximo ano, já poderão utilizar a Linha 2 do Metrô pela nova estação.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 29 de agosto de 2009