Em quase todas as estações das Linhas 1-Azul e 3-Vermelha já há a indicação de conexão com a Linha 4, respectivamente na Luz e na República, mas a baldeação só deve começar a funcionar em setembro. Com isso, passageiros podem confundir-se. "Esse tipo de informação é importante para quem quer saber como ir de um ponto a outro. Em qualquer metrô do mundo, as pessoas estão acostumadas a olhar os mapas para se localizar", diz o arquiteto Issao Minami, especialista em Comunicação Visual da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo.
Outro problema é o estado de conservação de muitos dos mapas situados nas plataformas. Alguns deles já estão desgastados pelo tempo. Outros, encardidos.
Na Estação Portuguesa-Tietê, conectada ao maior terminal rodoviário do País, os dois mapas na frente da bilheteria não mostram a Linha 4.
Resposta
O Metrô informou que os quase mil mapas das estações serão trocados por modelos atualizados até o começo de outubro. Um pregão para licitar a substituição será feito no dia 4 de agosto. A empresa disse ainda que os mapas que mostram as conexões que ainda não existem na Linha 4 serão tapados, para evitar confusão.
Fonte: Jornal da Tarde, 28 de julho de 2011