Parking News

Enquanto o estacionamento de bicicletas particulares nos bicicletários do metrô cresceu 11% no primeiro semestre deste ano, despencou o número de empréstimos das bikes compartilhadas. A queda foi de 47% em comparação com o mesmo período do ano passado. O sistema de compartilhamento, que hoje conta com 400 bicicletas, começou em 2008 em três estações. Hoje, 15 estações contam com a estrutura, que permite estacionar bikes particulares. As informações são da Folha.
Para Ismael Caetano, presidente do Instituto Parada Vital, ONG que administra os bicicletários, a queda dos empréstimos pode estar associada a uma mudança de comportamento.
"Com a promoção do uso da bicicleta como meio de transporte, muita gente experimentou com as bikes compartilhadas e depois acabou comprando uma. Aí, migrou para o sistema de estacionamento", diz Caetano.
Além disso, houve um processo de reposição que acabou diminuindo a oferta de bicicletas no sistema.
Segundo o instituto, no início de 2010, eram 350 bikes, mas o número chegou a cair para 200, devido a problemas de manutenção. Hoje são 400, e mais 300 entrarão no sistema em breve.
Os números fornecidos pelo instituto se referem a 15 bicicletários em estações de metrô e cinco em estacionamentos da rede Estapar, além de um em empresa no centro de São Paulo e outro em um terminal de ônibus em Santo André (ABC).
A Folha esteve nos bicicletários das estações Sé e Anhangabaú. Enquanto as bikes de aluguel eram praticamente ignoradas, os bicicletários estavam lotados.
"Se tivesse um bicicletário a cada esquina, eu nem andava mais de ônibus", diz Adriano Robert, morador da zona norte da cidade.
Fonte: Folha de S. Paulo, 26 de julho de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Desrespeito a pedestre: 3 multas ao a (29/07/2011)

É pequeno o número de autuações por desrespeito aos pedestres em São Paulo. Dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) revelam que, em média, só três veículos são multados diariamente na capita (...)

Estado planeja Metrô Lapa-Moema (31/07/2011)

Projetar duas linhas inéditas de metrô, ampliar em 37 mil as vagas em presídios, concluir o Teatro da Dança, construir 42 unidades da Fundação Casa e completar o anel ferroviário em volta da capital. (...)

Para manobrar a carteira (03/08/2011)

Sair para comer sempre foi um dos prazeres favoritos dos paulistanos, mas de uns tempos para cá isso tem se tornado um programa indigesto para o bolso. Nos últimos cinco anos, o preço da alimentação e (...)

Chame o táxi e proteja o bolso (01/08/2011)

Dirigir diariamente pela cidade de São Paulo pode fazer tanto mal à saúde quanto ao bolso. Quando a distância a ser percorrida é inferior a 24,3 km, considerando a ida e a volta, é mais vantajoso vend (...)

Acordo feito pelo MP não vingou (02/08/2011)

Em 2010, a Prefeitura e a Polícia Militar anunciaram um projeto piloto para combater os flanelinhas ilegais que atuam na cidade. A ideia foi pedida pelo Ministério Público e incluía a criação de um ca (...)

Estacionamento proibitivo (02/08/2011)

Está cada vez mais caro estacionar o carro. O preço médio da diária no Rio de Janeiro (US$ 19,22) é o mais alto da América Latina, segundo levantamento da Colliers International, em 156 cidades do mun (...)


Seja um associado Sindepark