A mesma tecnologia que está sendo usada em uma concessionária para deixar o carro mais à vista do consumidor foi utilizada em um endereço de luxo da Avenida Vieira Souto, de frente para a Praia de Ipanema.
O prédio confortável tinha um inconveniente: o número de vagas na garagem era inferior à quantidade de carros. A solução encontrada foi a instalação de plataformas automáticas que deixam os carros suspensos, criando mais espaço.
Elevadores têm sido a forma encontrada por muitos prédios do Rio para solucionar a falta de vagas. Nos últimos tempos em toda a cidade foram criadas quatro mil novas vagas em estacionamentos assim. São garagens verticais.
O estacionamento vertical acabou salvando um flat. Ele quase não recebeu licença para funcionar por causa do número de vagas que oferecia aos moradores. Eram 72 apartamentos e apenas 30 lugares na garagem. O "Habite-se" da prefeitura só veio depois da instalação das empilhadeiras e a garantia de que os carros não parariam na rua.
"Valorizou muito o flat. Os imóveis dificilmente ficam vazios, justamente porque esse flat possui vaga de garagem para todos os apartamentos", disse o gerente do flat Luiz Arruty.
O porteiro Aldenor Amaral também comemora. O trabalho dele ficou bem mais fácil agora. "Ficava difícil a manobra, não tinha vaga suficiente para os proprietários. Agora fica sobrando vaga", comentou.
Fonte: programa Bom Dia Brasil, 29 de julho de 2011