Parking News

A central de informações por telefone do Detran de São Paulo está em teste desde o final de julho. O número foi divulgado apenas nos postos de atendimento do Poupatempo e do Detran - não há nenhuma referência ao serviço na internet. Por isso, a procura ainda é pequena. Nos primeiros dias, o Disque Detran recebeu menos de 4 mil ligações e a meta é atender 15 mil por dia. "Com esse serviço a gente vai poder ajudar o cidadão a pular uma etapa, não vai mais precisar ir ao Detran pra ser informado, ele pode ligar pro telefone e ter essa informação", explica o coordenador geral do Detran, Daniel Annenberg.
Na central, 150 atendentes usam um guia de informações para tirar dúvidas sobre os serviços que podem ser feitos pessoalmente ou pela internet. O SPTV testou o serviço e ficou claro que essa fase de pré-operação ainda é de muitas dúvidas para as atendentes.
Disque Detran
O número do Disque Detran é (11) 3322-3333. Por enquanto, o atendimento é para a capital paulista e a região metropolitana. O atendimento funciona de segunda a sexta, das 7h às 20h. No sábado, de 6h30 às 15h. O objetivo é eliminar justamente a fila de informações no Detran.
Internet
Quem entra no site do Detran de São Paulo em busca de informações e serviços importantes ainda fica muito confuso. Em março deste ano aconteceu uma reformulação do Detran, quando o órgão passou a ser administrado pela Secretaria de Gestão Pública. Na época, o governo disse que o atendimento ia ter padrão igual ao do Poupatempo, mas não é isso que se vê.
Serviços que já estão disponíveis pela internet continuam sendo feitos pessoalmente. A estrutura ainda deixa desejar e falta agilidade. Há meses, o guindasteiro Fábio Mesquita Santana tenta regularizar multas e pontos na carteira de uma antiga moto, vendida sem a devida transferência.
A promessa era que em 90 dias um novo site do órgão seria inaugurado. O portal entrou em funcionamento no dia 22 de junho, mas sem serviços importantes como a emissão da segunda via de documentos. Hoje, depois de quatro meses de prazo para as mudanças, já é possível acessar alguns serviços online.
"A permissão internacional para dirigir já está na internet. A segunda via da carteira de motorista também, cópia de registro de licenciamento de veículo, acompanhamento da sua primeira via. Estamos vendo vários novos serviços eletrônicos que também vamos colocar", diz Annenberg.
Serviços eletrônicos
No portal do Detran já é possível consultar os pontos na CNH, multas e dados do veículo, acompanhamento da primeira CNH, acompanhamento de serviços de CRLV (Certificado do Registro de Licenciamento do Veículo), pesquisa da situação cadastral para a emissão de segunda via do CRLV, solicitação de segunda via da CNH, CNH definitiva e solicitação de Permissão Internacional para Dirigir (PID).
Fonte: programa SPTV (Rede Globo), 27 de julho de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Desrespeito a pedestre: 3 multas ao a (29/07/2011)

É pequeno o número de autuações por desrespeito aos pedestres em São Paulo. Dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) revelam que, em média, só três veículos são multados diariamente na capita (...)

Estado planeja Metrô Lapa-Moema (31/07/2011)

Projetar duas linhas inéditas de metrô, ampliar em 37 mil as vagas em presídios, concluir o Teatro da Dança, construir 42 unidades da Fundação Casa e completar o anel ferroviário em volta da capital. (...)

Para manobrar a carteira (03/08/2011)

Sair para comer sempre foi um dos prazeres favoritos dos paulistanos, mas de uns tempos para cá isso tem se tornado um programa indigesto para o bolso. Nos últimos cinco anos, o preço da alimentação e (...)

Chame o táxi e proteja o bolso (01/08/2011)

Dirigir diariamente pela cidade de São Paulo pode fazer tanto mal à saúde quanto ao bolso. Quando a distância a ser percorrida é inferior a 24,3 km, considerando a ida e a volta, é mais vantajoso vend (...)

Acordo feito pelo MP não vingou (02/08/2011)

Em 2010, a Prefeitura e a Polícia Militar anunciaram um projeto piloto para combater os flanelinhas ilegais que atuam na cidade. A ideia foi pedida pelo Ministério Público e incluía a criação de um ca (...)

Estacionamento proibitivo (02/08/2011)

Está cada vez mais caro estacionar o carro. O preço médio da diária no Rio de Janeiro (US$ 19,22) é o mais alto da América Latina, segundo levantamento da Colliers International, em 156 cidades do mun (...)


Seja um associado Sindepark