Falar ao celular é a infração recorsta no trânsito de Vitória (26/07/2011)
Falar ao celular é a principal infração de trânsito registrada em Vitória. Em 2010, foram 13.681 multas por uso indevido do celular, segundo a prefeitura. E só no primeiro trimestre deste ano já foram aplicadas outras 3.164 multas na capital, quase mil por mês. Pelas ruas da cidade, é fácil flagrar motoristas com uma mão no volante e a outra no telefone, relatou o portal G1. Uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde aponta que o motorista distraído por causa do telefone aumenta em 400% o risco de acidentes.
A multa para quem infringir a legislação é de R$ 85,13, pois esse tipo de infração é considerada média e o motorista perderá quatro pontos na carteira de habilitação.
Um estudo do Instituto Politécnico da Virgínia, nos Estados Unidos, apontou que o controle do veículo piora em 91% quando o condutor está falando ao telefone. Os pesquisadores acompanharam 241 motoristas durante um ano e ainda descobriram que em 93% dos casos são motoristas distraídos que se envolvem em batidas que acertam a traseira do carro da frente.
Fonte: portal G1, 26 de julho de 2011