São três as principais infrações que comprometem a segurança dos pedestres: não dar preferência às pessoas na faixa, não aguardar o pedestre completar a travessia e deixar de dar atenção a ele nas conversões. Em 2010, a fiscalização dessas situações por agentes da CET resultou em 1.009 multas - uma quantidade pequena se comparada, por exemplo, à média de 5,7 mil veículos autuados por dia por furar o rodízio. Todas essas infrações estão previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que já vigora há 14 anos, ressalta o jornal estado de S. Paulo.
Vice-presidente da Associação Brasileira de Pedestres, o engenheiro de trânsito Horácio Augusto Figueira defende uma revisão das prioridades. "Deveriam largar a fiscalização de Zona Azul e rodízio para focar nas autuações que evitam acidentes e salvam vidas", diz. A CET promete intensificar, a partir do dia 8, a fiscalização dessas infrações para tentar diminuir as mortes por atropelamento - foram 630 em 2010. Inicialmente, só marronzinhos do centro e do entorno da Avenida Paulista estarão orientados a multar motoristas por esses motivos. Deixar de dar a seta para dobrar a esquina e parar sobre a faixa quando o semáforo fecha também ganharão "especial atenção".
Infrações
Dia 28 de julho, a reportagem esteve por meia hora em um cruzamento movimentado no centro, o da Rua Libero Badaró com o Viaduto do Chá, e contou 14 veículos, a maioria motos, cometendo infrações. Nos 30 minutos em que a reportagem esteve na área, três veículos cruzaram a faixa de pedestres quando o semáforo estava aberto para a travessia. Dois eram pequenos caminhões de coleta de lixo da Prefeitura e o outro, um carro-forte. Em nota, a CET informou que "a circulação dos carros-fortes pelas faixas de pedestres é considerada uma infração de trânsito" e que "autua esses veículos quando flagrados". A respeito dos carros de coleta, respondeu que "vai reorientar os motoristas das empresas".
Fonte: O Estado de S. Paulo, 29 de julho de 2011