Acidentes com motos lideram atenmentos dos bombeiros no Estado (27/07/2011)
O dia do motociclista foi comemorado dia 27 de julho, mas os pilotos de motocicletas não têm muito o que comemorar. Eles estão no topo do ranking de ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros em 2010. De acordo com os militares, foram 20 mil chamados de acidentes com motos em Minas Gerais. No Pronto-Socorro João XXIII, em Belo Horizonte, são realizados uma média de 20 atendimentos por dia a feridos em acidentes com motos. Nas ruas da capital mineira, a equipe de reportagem da TV Globo Minas flagrou irregularidades de motoqueiros no trânsito: motos estacionadas em locais proibidos, um homem pilotando com apenas uma mão, outro no passeio e outro mudando de faixa sem dar seta.
Segundo o capitão Orleans Antônio Dutra, do Batalhão de Trânsito da PM, entre as infrações mais graves cometidas pelos motoqueiros estão transitar sobre passeio e na contramão de direção, andar empinando moto e avanço de sinal. "Se for flagrado na direção perigosa, transitando na contramão de direção, gerando perigos a terceiros configura crime de trânsito e o condutor será conduzido à delegacia", explica.
O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran) premia motociclistas disciplinados. O motoboy Alessandro Anastácio da Silva ganhou o prêmio de Motociclista Padrão pelo bom comportamento. Em 15 anos de profissão, ele nunca foi multado, nem se envolveu em nenhum acidente grave.
Fonte: portal G1, 27 de julho de 2011