Parking News

Justiça suspende decisão que permitia a shoppings cobrarem valor integral de estacionamento

shoppingsalvador-278

O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) suspendeu, nesta segunda-feira (24), a decisão que permitia às empresas da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) cobrarem tarifa integral em relação ao tempo mínimo de permanência em estacionamentos da Capital. Com a decisão, proferida pela 3ª Câmara de Direito Público, o município de Fortaleza fica autorizado a fiscalizar estacionamentos em relação à cobrança de tarifa proporcional ao tempo de guarda do veículo, conforme a Lei Municipal nº 10.184/2014.

Com o julgamento, os estabelecimentos não poderão cobrar tarifa integral em todos os casos de uso do serviço. No caso dos shopping centers, uma decisão de setembro de 2014 determinava que o município se abstivesse da prática de quaisquer atos ou condutas decorrentes da Lei Municipal nº 10.184/2014, que regula o funcionamento dos estacionamentos particulares da Capital, sob pena de aplicação de multa. Entendeu na época que a norma seria inconstitucional, sendo a competência privativa da União.

"O dispositivo legal que possibilita a observância do período de tolerância é proporcional e razoável ao afastar a cobrança integral em relação ao tempo ínfimo de permanência do consumidor no estacionamento”, disse o desembargador Inácio Cortez, relator do caso.

Ainda de acordo com o entendimento do TJCE, o uso dos estacionamentos deve ser “examinado à luz do código consumerista, a fim de que seja respeitada a Política Nacional das Relações de Consumo, para que, dessa forma, as necessidades dos consumidores sejam respeitadas e, ainda, os seus interesses econômicos”.

Fonte: Diário do Nordeste, 24/07/2017

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

A estupidez do estacionamento gratuito

É preciso encarar de vez a questão: o estacionamento gratuito não existe, não passa de uma ilusão. Ponto. Sempre tem um custo, e esse custo deve ser pago por alguém. Não me refiro a quanto custa a pa (...)

Mongaguá cria app de estacionamento (SP)

Desde o dia 17, moradores e visitantes de Mongaguá têm acesso ao cartão de estacionamento rotativo com mais facilidade. Isso porque a Prefeitura, em parceria com a DCT Tecnologia e Serviços Ltda., emp (...)

Governo aumenta imposto sobre combustíveis

O governo aumentou o PIS/Cofins incidente sobre combustíveis para garantir o cumprimento da meta fiscal deste ano, de déficit de R$ 139 bilhões. Segundo apurou o Estadão/Broadcast, o governo avalia a (...)

Confusão na hora do estacionamento (Niterói/RJ)

Novas conjunturas e cenários exigem novos hábitos. Na Região Oceânica de Niterói, com a construção do corredor BHLS, o sistema de estacionamento ao longo da Estrada Francisco da Cruz Nunes sofreu alte (...)

MPF questiona tarifas de estacionamento (BA)

O Ministério Público Federal (MPF) concedeu parecer favorável à ação civil pública ajuizada pela Associação Baiana de Defesa do Consumidor (Abdecon) para que a empresa responsável pelo estacionamento (...)

Zona Azul ganha mais 40 vagas no Centro (PE)

Começaram a valer dia 21 as 40 novas vagas de Zona Azul implantadas no Centro do Recife. São 20 na Praça da República, em frente ao Teatro Santa Isabel, no bairro de Santo Antônio, e mais 20 na rua Ma (...)


Seja um associado Sindepark