Passageiros da estação Santos-Imigrantes, na linha 2-verde do metrô, reclamam de falhas no sistema do cartão E-Fácil desde o início do mês. Com o cartão, a pessoa pode deixar o carro em um estacionamento ao lado da estação e pegar o metrô duas vezes, tudo isso em um prazo de até 12 horas.
O E-Fácil surgiu como alternativa para o motorista que não pretende seguir até o trabalho com o seu carro, complementando o trajeto com o metrô. Até o dia 30 de junho, as 12 horas de estacionamento, mais duas passagens de metrô (ida e volta), custavam R$ 12,95. Segundo passageiros, uma nova empresa assumiu o serviço. Agora, o motorista que deixa o carro é obrigado a pagar R$ 9 ao passar pela cancela do estacionamento e a comprar duas passagens do metrô, por R$ 3,80 cada uma, totalizando R$ 16,60.
"Os funcionários dizem que o sistema não foi atualizado e forma uma fila gigantesca para pagar esses R$ 9", afirma a economista Adriana Arruda Moura, 38 anos, que trabalha na avenida Paulista (região central). O problema também ocorre na estação Corinthians-Itaquera, na linha 3-vermelha, onde passou de R$ 10,79 para R$ 13,60.
RESPOSTA
Sistema vai ser corrigido, diz empresa
O Metrô, sob gestão Geraldo Alckmin (PSDB), disse que a compra de bilhete avulsa foi "fato atípico", ocorrido "no dia 3 apenas de manhã", que os novos valores são "compatíveis com os preços da região" e que a SPTrans, sob gestão João Doria (PSDB), é responsável por atualizar o sistema. A SPTrans diz que houve falha e que equipamentos do E-Fácil nas duas estações não foram atualizados com o novo valor. A correção da falha seria corrigida no dia 17.
Fonte: Agora São Paulo - 18/07/2017