Estacionar em local proibido já faz parte da rotina de motoristas de São Luís. O reflexo pode ser visto na quantidade de multas expedidas este ano, referentes a essa infração de trânsito. Em 2017, mais de 2 mil multas por causa dessa irregularidade foram registradas na capital maranhense. Na região central da cidade, essa infração é registrada com mais frequência.
Como no local encontrar uma vaga para estacionar nos horários de pico é quase como ganhar na loteria, os condutores estacionam os veículos em vários pontos e, quando retornam, se deparam com uma multa. Ou então pode ser registrado algo mais extremo. Foi o que aconteceu na semana passada na Praça João Lisboa, no centro da cidade. Um condutor de um veículo modelo Fiat Punto de cor prata e sem placas estacionou o automóvel em um trecho da praça que é proibido.
Pouco tempo depois, um agente da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) foi ao local e fez a autuação. Passados mais alguns minutos, como o condutor do veículo não retornou, o seu carro foi guinchado para o pátio da SMTT, no bairro do Ipase. Para reaver o veículo, o condutor terá de pagar uma taxa e ainda o valor da multa.
Outros
Diversos outros locais da região central da cidade também registram com frequência motoristas estacionando os veículos em locais não permitidos. O largo da Igreja de São João, na Rua da Paz, é outro ponto onde essa irregularidade é observada com frequência. No mês passado, foram registradas 294 multas de trânsito na capital maranhense por estacionamento irregular, infração essa que sempre está entre as mais cometidas em toda a cidade.
No mês de março, foram registradas 566 multas por essa irregularidade e foi o mês com o maior quantitativo. Em todo o ano, já foram registradas 2.006 multas por estacionamento irregular. Dependendo da situação, estacionar em locais proibidos pode ser uma infração leve, média, grave ou gravíssima.
O motorista pode perder três, quatro, cinco ou sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O valor da multa varia de R$88,38 aR$ 293,47. Por meio de nota, a SMTT informou que realiza fiscalização na região central de São Luís em forma de ronda e ressaltou que todo e qualquer estacionamento verificado de forma irregular está sujeito à autuação e até a remoção do veículo.
Fonte: O Estado do Maranhão - São Luís - 18/07/2017