Novas conjunturas e cenários exigem novos hábitos. Na Região Oceânica de Niterói, com a construção do corredor BHLS, o sistema de estacionamento ao longo da Estrada Francisco da Cruz Nunes sofreu alterações em alguns trechos. Algumas vagas, antes projetadas em 45 graus, passaram a ser longitudinais. Muitos motoristas, contudo, ainda não se adaptaram às alterações e o resultado é confusão no trânsito.
O estacionamento da galeria comercial, que fica no número 8.032, é um dos pontos onde a alteração ocorreu. Lá é possível observar a falta de adaptação dos motoristas ao novo projeto de estacionamento na área. Moradora da região, a dona de casa Clara Antunes, de 37 anos, pediu por mais orientação aos condutores e mais atenção no momento do estacionamento. “Cada um está estacionando de um jeito. Alguns estacionam deitados, alguns em pé, aí não tem como. De vez em quando fico presa entre os carros que vão estacionando como querem. Acho que falta uma indicação sobre a forma correta de parar”, sugeriu. O comércio é um dos grandes afetados por essas alterações. Segundo relatos de comerciantes da região, um dos grandes problemas é a diminuição do número de vagas, por conta do sentido de estacionamento.
O vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Niterói, Luiz Vieira, explicou que, no começo do mês, empresários da região se reuniram com representantes da prefeitura. “Um dos assuntos discutidos foi a questão das vagas de estacionamento, sendo esclarecido pelo secretário de Obras Vicente Temperini e pelo diretor de obras da Empresa Municipal de Moradia Urbanização e Saneamento (Emusa), Lincoln Thomaz da Silveira, que apesar das alterações, existe a possibilidade de promover modificações pontuais no projeto, de acordo com as demandas dos comerciantes. Para isso, o secretário e o diretor de obras se colocaram à disposição para conversar com cada um dos empresários a fim de compreender melhor o impacto das mudanças. Além disso, foi informado que outras vias laterais entram no estudo como alternativas de ampliar as vagas de estacionamento”, apontou.
O presidente do Sindilojas Niterói, Charbel Tauil, chamou a atenção para a importância das vagas na região para continuidade dos trabalhos comerciais. “De imediato, o Sindilojas está apoiando os empreendedores locais para que sinalizem as opções de estacionamento nas proximidades de seus estabelecimentos. Além disso, desejamos compreensão especial da fiscalização viária durante o período das obras, de forma a não inviabilizar o acesso dos consumidores. Enquanto isso, reiteramos nosso interesse em dialogar com as autoridades, de forma a equacionar a situação da melhor forma possível”, comentou.
A Prefeitura de Niterói informou que as vagas de estacionamento são projetadas de duas formas: 45 graus e no sentido longitudinal (paralela à faixa de rodagem), e ressaltou que a via está em obras e o plaqueamento já está sendo realizado. Equipes da NitTrans já atuam nestas áreas e a fiscalização será intensificada.
Fonte: O Fluminense - Niterói - 23/07/2017